Geral

Artista plástico de Lauro Müller homenageia mineiros em exposição no Criciúma Shopping

Peças foram confeccionadas por artista plástico que já trabalhou na área de mineração.

Eternizar momentos de homens e mulheres que dedicaram suas vidas a extração de carvão no Sul do Estado de Santa Catarina.

Esse é o objetivo da exposição “Homenagem aos Mineiros” que pode ser vista no hall de entrada do Criciúma Shopping.

Por meio da arte, o ex-trabalhador do ramo de mineração, hoje artista plástico, Valmor Cândido, relembra fatos marcantes da história de uma das principais atividades econômicas da região na década de 80.

As obras construídas com madeira e serragem chamam atenção pela beleza e alto nível de detalhes. Cândido, de 52 anos, é natural de Lauro Müller e possui um acervo composto por quadros, maquetes e faixas alusivas aos trabalhadores da indústria do carvão.

Entre as peças expostas está a réplica de uma antiga estação de trem, um lavador de carvão, chaminés, locomotivas e máquinas.

Há também referência as “escolhedeiras do carvão”, mulheres, geralmente esposas ou mães de mineiros, que também trabalhavam na mina certificando a qualidade do minério extraído.

“Minha mãe foi escolhedeira, e até hoje me lembro dela falando com carinho da profissão que tanto gostava. Não tinha como não homenagear essas mulheres que, na época, apoiavam suas famílias dentro e fora de casa”, acrescentou. Nas minas de carvão Cândido foi motorista e operador de máquinas.

A inspiração para montar a exposição veio após a conhecida tragédia de 84.

Em setembro daquele ano uma mina de carvão em Urussanga, no Sul de Santa Catarina, explodiu, matando 31 mineiros. “Eu fiquei extramente chocado e sensibilizado na época. Quando me aposentei e comecei a trabalhar com arte projetei um dia homenagear esses bravos trabalhadores do carvão”, explicou Valmor, sempre emocionado ao tocar no assunto.

Segundo o artista plástico, miniaturas das peças expostas podem ser adquiridas no Parque das Nações e Mina de Visitação Octávio Fontana, em Criciúma. As obras ficam expostas no Hall do Criciúma Shopping  até o dia 7 de março.

Colaboração: Douglas Nazário – Nazario & Bortot Comunicação

 

[soliloquy id=”169872″]