Geral

Árvores cortadas às margens da BR-470 vão virar moradia popular em SC

Famílias do Alto Vale do Itajaí que hoje dependem do auxílio aluguel devem ser as primeiras beneficiadas

Divulgação

Árvores removidas das margens da BR-470 vão servir para construção de casas populares em Santa Catarina. A iniciativa é da prefeitura de Pouso Redondo, no Alto Vale do Itajaí, que viu as torras sendo cortadas por causa da segurança na estrada e decidiu usá-las para resolver o déficit habitacional da cidade.

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pela rodovia, a retirada das árvores de pinos e eucalipto é para que em casos de saída de pista os veículos não venham a se chocar com a vegetação. Esse é um tipo de acidente comum na região.

Todo o material retirado da BR-470 está sendo levado para o centro de eventos de Pouso Redondo. Lá, uma serraria licitada pela prefeitura trabalha para transformar as torras em tábua para erguer as moradias. A ideia inicial é construir 100 casas, que serão entregues gradativamente conforme forem ficando prontas.

Infraestrutura

As residências devem ter 63 metros quadrados, com três quartos, sala e cozinha em madeira. Banheiro e lavação serão em alvenaria. O conjunto habitacional será em um terreno com três hectares no bairro Saltinho.

Segundo a prefeitura de Pouso Redondo, neste momento os serviços estão concentrados na terraplanagem do local. Ainda será preciso investir em infraestrutura, com abertura de rua, saneamento básico, rede de água e energia elétrica.

É necessário definir também a empresa que vai erguer as casas e aprovar na Câmara de Vereadores um projeto para ceder as residências às famílias.

A seleção dos beneficiados será feita pela assistência social do munícipio, que tem quase 18 mil habitantes. Primeiro devem ser atendidos aqueles que recebem aluguel social e as famílias chefiadas por mulheres.

Depois avança para quem recebe até dois salários mínimos.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Suspeito de matar homem com tiro no meio da rua em SC é preso

Suspeito teria atirado à queima-roupa na cabeça da vítima, que chegou a ser atendido, mas não resistiu

Tartaruga presa em linha é salva em SC após duas horas de tentativa

Animal se afundou e socorristas mergulharam por uma hora para achar o bicho

Erro causou “chuva de pedras” em detonação na BR-101 em SC, diz polícia

Explosão chegou a lançar rochas a cerca de 200 metros de distância

Motociclista será indenizado por ter preferencial cortada por veículo de prefeitura

Segundo os autos, ao entrar na rotatória, o carro não respeitou a placa de sinalização vertical "Pare” e veio a colidir com a moto do autor, que sofreu lesões graves