Geral

Árvores cortadas às margens da BR-470 vão virar moradia popular em SC

Famílias do Alto Vale do Itajaí que hoje dependem do auxílio aluguel devem ser as primeiras beneficiadas

Divulgação

Árvores removidas das margens da BR-470 vão servir para construção de casas populares em Santa Catarina. A iniciativa é da prefeitura de Pouso Redondo, no Alto Vale do Itajaí, que viu as torras sendo cortadas por causa da segurança na estrada e decidiu usá-las para resolver o déficit habitacional da cidade.

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pela rodovia, a retirada das árvores de pinos e eucalipto é para que em casos de saída de pista os veículos não venham a se chocar com a vegetação. Esse é um tipo de acidente comum na região.

Todo o material retirado da BR-470 está sendo levado para o centro de eventos de Pouso Redondo. Lá, uma serraria licitada pela prefeitura trabalha para transformar as torras em tábua para erguer as moradias. A ideia inicial é construir 100 casas, que serão entregues gradativamente conforme forem ficando prontas.

Infraestrutura

As residências devem ter 63 metros quadrados, com três quartos, sala e cozinha em madeira. Banheiro e lavação serão em alvenaria. O conjunto habitacional será em um terreno com três hectares no bairro Saltinho.

Segundo a prefeitura de Pouso Redondo, neste momento os serviços estão concentrados na terraplanagem do local. Ainda será preciso investir em infraestrutura, com abertura de rua, saneamento básico, rede de água e energia elétrica.

É necessário definir também a empresa que vai erguer as casas e aprovar na Câmara de Vereadores um projeto para ceder as residências às famílias.

A seleção dos beneficiados será feita pela assistência social do munícipio, que tem quase 18 mil habitantes. Primeiro devem ser atendidos aqueles que recebem aluguel social e as famílias chefiadas por mulheres.

Depois avança para quem recebe até dois salários mínimos.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Mina de Visitação Octávio Fontana terá mais uma edição da caça aos ovos de Páscoa

Evento promovido pela Satc e Prefeitura de Criciúma ocorre no próximo sábado (30) com atividades recreativas e decoração temática

CCR ViaCosteira promove ação educativa na Rodoviária de Tubarão

Iniciativa reforça a importância do uso do cinto no transporte coletivo, em parceria com PRF e ANTT

Criciúma prepara telão para a transmissão da final do Catarinense

O confronto de ida contra o Brusque será disputado neste sábado, dia 30, às 16h30min

Freira é sequestrada e ameaçada de morte por funcionário em Laguna

Durante o atendimento, a PM percebeu que o homem estava alterado e em estado de embriaguez. O caso foi registrado nessa quarta-feira, dia 27