Geral

As cinco profissões para apostar em 2021

Se você quer começar a trabalhar, sair do desemprego ou mudar os rumos da sua carreira, tem que planejar direito para onde ir. E para isso é bom estar de olho no mercado e saber quais são as profissões mais seguras para 2021 e as mais promissoras para o futuro

Divulgação

Se você quer começar a trabalhar, sair do desemprego ou mudar os rumos da sua carreira, tem que planejar direito para onde ir. E para isso é bom estar de olho no mercado e saber quais são as profissões mais seguras para 2021 e as mais promissoras para o futuro.

Estamos falando daquelas que têm crescido em importância e estabilidade, sobretudo depois de uma pandemia que acabou com muitos empregos e transformou totalmente outros. Agora, o mergulho na digitalização e em novas formas de relações humanas parece profundo e sem volta aparente.

Veja então quais são as profissões mais promissoras para 2021 e além. E se planeje – se for algo muito diferente do que você faz hoje, vai precisar estudar bastante.

TI

Profissionais da tecnologia da informação estão em uma crescente de valorização já há alguns anos. Faltam pessoas especializadas em áreas como desenvolvimento, o que gera uma disputa entre as empresas pelos funcionários bons.

A quarentena acelerou os processos de transformação digital de várias empresas e fez avançar projetos voltados para segurança da informação. Assim, cargos mais tradicionais em tecnologia, como sistemas, rede e infraestrutura, continuam em alta e devem ter salários mais altos nos próximos tempos.

Dados

Poderíamos considerar como parte de TI, mas profissões ligadas a dados estão crescendo tanto em importância e oportunidades que já formam uma categoria própria. Todas as empresas hoje trabalham com dados e informações que precisam ser agrupadas, analisadas e transformadas em material estratégico para suas atividades.

Bons profissionais que sejam especialistas em organizar, tratar, analisar dados e propor estratégias baseadas neles têm emprego garantido. Os chamados profissionais de “big data” combinam conhecimentos da área de tecnologia e das ciências exatas (análise de sistemas, engenharia, matemática, estatística, etc.) com áreas tradicionais de humanas (marketing, publicidade e comunicação, por exemplo).

Recursos Humanos

O turbilhão de 2020/2021 mudou para sempre a maneira que se faz recursos humanos em todo o mundo. O trabalho remoto, a preocupação com produtividade e saúde mental, as equipes mais enxutas, tudo representa um novo desafio para os profissionais da área.

Por isso é uma das profissões promissoras para 2021, enquanto as mudanças estão quentes e o mercado agitado. As empresas têm buscado profissionais com perfil mais generalista, que sejam capazes de lidar com diferentes áreas e ainda conheçam as novas tecnologias de gestão de equipes e produção.

Gestão de Resíduos

Pense em quantas embalagens de delivery você jogou fora nos últimos meses. Mesmo em tempos de pandemia, o mundo nunca produziu tanto lixo. Ao mesmo tempo, grandes fundos de investimento devem apostar em empresas que cuidem do meio ambiente, enquanto as próprias legislações deverão se adaptar a isso – a brasileira já exige a presença obrigatória de profissionais especializados das áreas em seus processos de tratamento de água, esgotos, destinação correta do lixo, reciclagem e limpeza urbana.

Ou seja, há dinheiro e há demanda por profissionais que saibam lidar com resíduos sólidos. São eles desde gestores ambientais até engenheiros, passando por químicos, tecnólogos em processos ambientais e em saneamento ambiental, por exemplo.

Logística

O isolamento (finalmente) ensinou a muitas empresas que a logística é fundamental. O aumento das compras online e previsão de que indústrias inteiras (como a da moda) vão investir pesado em estruturas de logística mais inteligentes a partir de agora fizeram a área ganhar fôlego – ligue seu alerta de profissões de 2021.

Além disso, a qualidade e a confiabilidade na entrega dos produtos passou a ser ainda mais importante para os consumidores e se tornou um diferencial competitivo. Assim, é uma profissão que oferece inúmeras possibilidades de atuação. O profissional de logística responde pela inteligência operacional e processual de uma empresa, cuidando de áreas e etapas como transporte, armazenamento, compras, distribuição e entrega

Saúde

Louvados durante o ano de 2020, os profissionais de saúde continuam na linha de frente no combate ao coronavírus – e deve permanecer assim por um tempo considerável, mesmo com as vacinas. Some a isso o fato de que o setor também precisou se reinventar para ser mais ágil nos processos que envolvem diversas áreas da saúde.

O que isso significa? Que o setor vai demandar cada vez mais pessoas de diversos níveis e áreas. Não apenas médicos e enfermeiros, como também gente para a administração, comunicação, gerentes comerciais, etc.

Com informações do Manual do Homem Moderno

Notícias Relacionadas

Falha de comunicação com mecânico faz sumiço de carro virar caso de polícia em SC

Falha foi descoberta quando morador chamou a PM para verificar um carro suspostamente abandonado

Marido é preso quatro dias após matar a esposa dentro de carro em SC

Deniza foi assassinada na frente da própria mãe na madrugada do último domingo (28)

Dose de reforço contra Covid: quem pode receber a vacina e qual o imunizante?

Segundo o Ministério da Saúde, uso de imunizantes diferentes aumenta a imunidade dos vacinados

Policiais civis terão que fazer exames toxicológicos no começo da carreira em SC

Concursados deverão se submeter aos testes durante os três anos do estágio probatório