Geral

Asfaltamento do Balneário Esplanada deve ser concluído neste semestre

Estimativa é que as obras sejam concluídas em dezembro deste ano

O asfaltamento do acesso à praia da Esplanada deve ser concluído ainda neste semestre. A estimativa é que as obras sejam concluídas em dezembro deste ano. A obra é executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina em parceria com a prefeitura de Jaguaruna. O asfaltamento, que vai melhorar e encurtar o acesso ao balneário, foi orçado em cerca de R$ 4 milhões, sendo que 33% deste valor são de responsabilidade do município, que executa a terraplanagem e fará as pinturas, instalará as sinalizações, entre outros acabamentos.

Conforme o prefeito de Jaguaruna, Luiz Napoli, os serviços estão avançados. “Até o mês do novembro a obra será concluída. Depois disto, iremos atuar na pintura, na colocação de cercas ao redor da rodovia e também colocaremos as sinalizações”, explica.

A obra é reivindicada há pelo menos 15 anos pelos moradores e veranistas do balneário, que pertence ao município de Jaguaruna, mas que na temporada de Verão recebe famílias de várias cidades da região, como Criciúma, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Orleans, Lauro Müller e Urussanga.

A estrada que dá acesso ao Balneário Esplanada começa às margens da BR-101, próximo do trevo do município de Morro da Fumaça, e sua manutenção é dividida por duas administrações. Os primeiros quilômetros de estrada são de responsabilidade da prefeitura de Içara, que concluiu a pavimentação da via em 2011. E o restante pertence ao município de Jaguaruna. Conforme o Portal Engeplus, o limite entre as duas administrações fica na ponte do distrito de Olho d’Água, que pertence ao município de Jaguaruna. Neste trecho de 400 metros que compreende a ponte, já existe asfalto, mas será refeito para a companhar as obras.

Balneário Campo Bom – O prefeito lembra que o projeto para o asfaltamento do Balneário Campo Bom, praia vizinha de Esplanada, está em processo de execução. “São sete quilômetros de estrada que queremos pavimentar também. Esperamos que as obras comecem o mais rápido possível”, frisa o chefe do Executivo, que prevê o início dos trabalhos no próximo ano.