Trânsito

Asfalto no Farol de Santa Marta já tem data para inauguração

Trecho de 2,6 quilômetros está em fase final de pavimentação. Obra será entregue pelo Governo do Estado no próximo dia 15.

Asfalto no Farol de Santa Marta já tem data para inauguração

Foto: Divulgação / Notisul

A pavimentação do acesso ao Farol de Santa Marta, em Laguna, iniciada em 2013, está em fase de contagem regressiva para a conclusão. O local, que recebe milhares de turistas e é um dos cartões portais da região Sul, deveria ter a obra de pavimentação asfáltica entregue em 27 de fevereiro de 2015, mas a empresa responsável abandonou os trabalhos. O contrato não foi cumprido e ele acabou sendo cancelado.

Após a sequência de reivindicações da comunidade, no próximo dia 15 os representantes do Governo do Estado retornam ao Farol de Santa Marta para cumprir a promessa e inaugurar a obra tão sonhada pelos lagunenses. . Aproximadamente R$ 3,9 milhões foram investidos na obra.

“O acesso sempre foi um empecilho, pois alguns turistas acabavam desistindo de visitar o Farol de Santa Marta, e os próprios moradores enfrentavam sérias dificuldades, causando prejuízos incalculáveis. O novo visual é realmente animador. O trecho de 2,6 quilômetros, historicamente um caminho de poeira, buracos e pedras, se transformou em uma moderna e sustentável via de acesso, com ciclofaixa de 2,5 metros de largura, pista de caminhada de um metro, à direita, e o deck de madeira tratada, com visual para o mar, nos metros finais da estrada”, detalha o secretário estadual de Infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso.

Obra foi embargada uma semana depois do início

O edital de licitação da obra de pavimentação asfáltica da rodovia SC-100, trecho que dá acesso ao Farol de Santa Marta, foi lançado pelo Departamento Estadual de Infraestrutura – Deinfra no dia 11 de janeiro deste ano. No dia 15 de fevereiro foram apresentados e abertos os envelopes de documentos de habilitação e propostas.

Concorreram nove empresas, sendo a vencedora do processo a BCL Empreendimento Ltda, que apresentou o menor preço: R$ 3.887.113,08. Foram superadas 32 condicionantes ambientais e muitos prazos recursais do edital. Em 23 de maio, o governador Raimundo Colombo assinou a ordem de serviço para a pavimentação da via de acesso ao Farol. Os serviços iniciaram no mesmo dia.

Uma semana depois, a obra foi embargada pelo órgão ambiental federal, mas imediatamente liberada, não causando maiores prejuízos na execução do cronograma. Neste mês, a camada de asfalto começou finalmente a ser aplicada, motivo de comemoração dos moradores e visitantes.

Com informações do Portal Notisul

Notícias Relacionadas

Big Wave tem ondas de até cinco metros no Farol de Santa Marta

Estado garante que obras serão retomadas hoje no Farol de Santa Marta, em Laguna

Laguna é destino favorito de permanência dos turistas

Governador participa de eventos na região