Segurança

Assaltantes deixam mais de 300 kg de explosivos espalhados por Criciúma

A Polícia Militar fará a explosão dos dispositivos de forma controlada as 11h desta terça-feira (1)

Divulgação

Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (1), os órgãos de segurança, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, e o Governador Carlos Moisés, falaram sobre a ação dos criminosos e sobre as investigações que ocorrem nesta manhã.

A Polícia Militar informou que uma explosão controlada de explosivos será realizada por volta das 11h de hoje na área Norte de Criciúma. Segundo a PM, aproximadamente 300 kg de explosivos foram deixados espalhados pela cidade de Criciúma. O BOPE atuou na desativação dos explosivos durante a madrugada e nesta manhã os especialistas da PM farão a explosão controlada dos artifícios.

Os carros utilizados nas ações foram localizados na cidade de Nova Veneza. Em um dos veículos havia marcas de sangue. A Polícia acredita que um dos assaltantes tenha se ferido durante as explosões dos bancos. Se alguém tiver alguma informação de pessoas alvejadas que precisam de assistência médica, devem informar imediatamente as polícias pelos telefones 190 e 181.

As forças de segurança atuam desde a madrugada para identificar e localizar os criminosos. Buscas estão sendo realizadas e mais de 200 policiais civis trabalham na região. Segundo os representantes da segurança pública de Santa Catarina foi o maior assalto que já se viu no Estado. “Pelos menos 30 criminosos em 10 veículos atuaram, com armamento .50, que é de uso exclusivo do Exército. Já iniciamos as investigações para tentar identificar os autores. O assalto foi planejado por vários meses e com muito investimento. Foram criminosos de fora do estado, provavelmente de São Paulo. Não são de facções, mas pessoas que são conhecidas por esse tipo de ação. Precisa de um trabalho meticuloso e demorado, porque foi algo preparado por meses e não haverá uma resposta em horas”, ressalta a Polícia Civil.

Governador Carlos Moises também falou e espera que o crime seja desvendado. “Os números de SC não combinam com essa ação de marginais. Diminuímos 54% dessas ações violentas desde 2019. Há muita investigação e Santa Catarina precisa esclarecer isso. Qualquer informação que nos leve aos autores deve ser compartilhada com a Polícia Militar e Polícia Civil”, comenta o governador.

Carlos Moisés também prestou solidariedade ao Soldado da Polícia Militar Esmeraldino, que foi ferido durante a ação dos criminosos. O Soldado está em estado grave e passa pelo terceiro procedimento cirúrgico.

As polícias Civil e Militar pedem que todos os cidadãos que tenham informações, fotos e vídeos das ações dos criminosos, compartilhem pelos telefones 190 e 181.

Notícias Relacionadas

UniSatc forma novos profissionais neste sábado

Instituição comunitária celebrará a formatura dos acadêmicos de nove áreas do mercado

Tragédia na BR-376: Tubaronense morre esmagado pelo próprio caminhão

Ludimar deixa para trás uma esposa, três filhos e três netos

Ministério Público vai investigar prefeita que jogou livros no lixo em SC

Até obra de Luís Fernando Veríssimo foi descartada em Canoinhas

Após seis dias, trânsito é totalmente liberado na BR-101, no Morro dos Cavalos em Palhoça

Fluxo foi totalmente liberado para tráfego em duas faixas em cada sentido da pista