Educação

Assembleia reúne 300 alunos contra o reajuste nas mensalidades

Foto: Lucas Colombo/Clicatribuna

Foto: Lucas Colombo/Clicatribuna

Os estudantes da Unesc se mobilizaram em assembleia geral na noite desta quinta-feira para se posicionar contra o reajuste das mensalidades na universidade. O evento foi organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e reuniu aproximadamente 300 acadêmicos na Praça do Estudante, dentro da Unesc.

Conforme o site Clicatribuna, a movimentação é contra a proposta de reajuste das mensalidades, oferecida pela reitoria, que aponta o reajustamento de 8,5%. Além disso, a universidade também propõe a retirada dos 2% de desconto que são dados hoje aos alunos que pagam seus vencimentos em dia. A contraproposta do DCE é reajuste zero, o congelamento dos valores das mensalidades.

Na assembleia, foram explanados os valores aos alunos e começou a ser passado um abaixo-assinado contra o reajuste, considerado pelos representantes dos acadêmicos como 10,5%. “Se 10 mil alunos pegarem essa luta juntos não há aumento que se sustente”, declarou o presidente do DCE, Vinícius Monteiro.

O presidente da União Catarinense dos Estudantes (UCE), Yuri Becker dos Santos, também participou do ato. “Qual a diferença de uma universidade comunitária para uma particular, se a comunitária está aumentando mais a mensalidade do que a particular?”, questionou. “Não podemos aceitar. Se continuar assim, ano que vem será mais 10% e daqui a pouco a gente não consegue mais estudar”, completou o presidente da UCE.

Também nesta quinta, mas à tarde, foi realizada uma reunião da Câmara de Administração e Finanças para discutir sobre o assunto, porém, o tema ficou para ser definido na próxima quinta-feira, na reunião do Conselho Superior Universitário (Consu). A reportagem do Clicatribuna tentou contato com o representante da reitoria, mas não obteve sucesso nas tentativas.