Esporte

Assinado convênio para realização dos JABS em Criciúma

A elite do esporte de rendimento nacional vai estar em Criciúma para a disputa dos Jogos Abertos Brasileiros (JABS) de 2013. O convênio estabelecido para viabilizar o evento foi assinado, na manhã desta segunda-feira (22), no gabinete do prefeito Márcio Búrigo. O ato contou com a presença do presidente e do diretor técnico da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Erivaldo Caetano Júnior e Marcelo Kowalski, respectivamente.

O contrato estabelecido prevê o repasse de R$ 120 mil pelo Governo do Estado, através da Fesporte ao Município de Criciúma. O recurso possibilitará o custeio de despesas relativas à promoção do evento, que ocorre entre 30 de maio e 4 de junho. Segundo Caetano, pelo menos onze estados deverão enviar delegações. A organização espera reunir em torno de 1,6 mil atletas.

Participam dos JABS os campeões dos Jogos Abertos regionais, que representam os estados de origem. As praças esportivas de Criciúma receberão os duelos de atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, voleibol e vôlei de praia. Mais detalhes serão apresentados a dirigentes dos estados participantes e à imprensa em jantar, nesta quarta-feira (24), às 21h, no Criciúma Clube.

Para o prefeito Márcio Búrigo, Criciúma descobriu recentemente a vocação para sediar grandes eventos esportivos. A constatação ocorre após a realização bem sucedida dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina em 2010, dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) em 2011 e dos Jogos da Juventude Catarinense (Olesc) em 2012.

“Temos uma grande oportunidade de apresentar nossa cidade para todo o Brasil por meio deste evento. O empenho da nossa equipe de trabalho será o mesmo dos outros anos para garantir o êxito na promoção desse evento”, garantiu o chefe do Executivo Municipal.

O legado de Criciúma na condição de anfitriã dos JASC de 2011, conforme o presidente da Fesporte, referencia a promoção de eventos esportivos do Estado. “Por esse motivo lutamos muito por esse grande produto que é o JABS desde o início. Tivemos problemas no início por termos entrado em um processo de transição na nossa entidade, mas conseguimos, em um conjunto de esforços, tornar este produto uma realidade para o Estado”, destacou Caetano.

A dedicação dos governos do Município e do Estado para esta conquista receberam o agradecimento do presidente da Fundação Municipal de Esportes, Arleu Ronaldo da Silveira. “Foi um sonho acalentado ao longo de quase dois anos, onde tivemos como atores fundamentais Márcio Búrigo, os ex-prefeitos Clésio Salvaro, Itamar da Silva, o secretário (de Estado do Turismo, Esporte e Lazer) Beto Martins e do conselheiro (do Tribunal de Contas do Estado) Júlio Garcia”, nomeou o presidente.

João Pedro Alves/Decom Prefeitura de Criciúma