Política

Assinaturas são entregues para deputado

Os vereadores de Criciúma entregaram na tarde de ontem (8) as mais de 3,2 mil assinaturas que colheram nas duas grandes ações realizadas em prol de uma única bandeira: a saúde. As ações foram realizadas na Praça Nereu Ramos, e nos bairros Próspera e Rio Maina, além de atividades que cada parlamentar fez ainda no final de semana.

“Espero que este evento seja histórico porque o movimento foi realizado no país todo. Somente desta forma é que se vai mudar a saúde do brasileiro. Espero que isso venha solucionar o grande problema que é a falta de recursos, e isso é necessário para que o Governo Federal desperte para o pedido do povo”, comentou o presidente do Legislativo, Itamar da Silva (PSDB). “Pode ser um ato simples, mas se tornará histórico, já que muitas vidas serão salvas”, emendou o presidente.

“Todos os vereadores estão de parabéns pela iniciativa. Essa coleta de assinaturas é uma pressão política ao Governo Federal”, destacou o vereador Ricardo Fabris (PDT), presidente da Comissão de Saúde da Câmara. A vereadora Tati Teixeira (PSD) lembrou do movimento que existia na Assembleia Legislativa para arrecadar as assinaturas e do engajamento dos edis de Criciúma. “Todos se engajaram e deram exemplo na busca de assinaturas”, enfatizou lembrando que esta legislatura tem feito a diferença na Câmara.

“As situações dos hospitais são iguais. São mais de 2.100 hospitais filantrópicos. No São Donato realizamos 4,5 mil procedimentos por mês e não há forças para resolver os problemas sozinhos”, acrescentou Paulo Conti, diretor do hospital São Donato, de Içara, lembrando da defasagem da tabela, que não sofre reajuste desde 1995.

O deputado estadual José Milton Scheffer, coordenador da Frente Parlamentar Catarinense, ressaltou que o legislativo criciumense mostrou exemplo de dedicação e união. “Muitas entidades também abraçaram a causa, e o legislativo de Criciúma deu exemplo repercutindo em todo o Sul. Nesta quarta-feira (10/4), em Brasília, vamos fazer a recontagem das assinaturas, e a partir daí vamos ter um parâmetro total”, falou. Representantes de Urussanga, Cocal do Sul, Içara e Balneário Rincão, também estiveram presentes e entregaram as assinaturas colhidas em seus municípios ao deputado.

Scheffer falou que a meta no Estado era arrecadar 50 mil assinaturas, mas acredita que seja ultrapassada. As assinaturas serão levadas ao Governo Federal. O abaixo-assinado do Projeto de Lei de iniciativa popular tem o intuito de assegurar o repasse integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a Saúde Pública, alterando, dessa forma, a Lei Complementar nº 141, de 13 janeiro de 2012.

Assinaturas
Criciúma – mais de 3,2 mil
Içara – mais de 1,1 mil
Cocal do Sul – 500
Balneário Rincão – cerca de 400
Urussanga – cerca de 100

Daniela Savi/Imprensa Câmara de Vereadores de Criciúma

  • 6bec3817f00c42388d58cc406933e502
  • p17nmg34a61d654131smijka13ol3
  • p17nmg34a6m3s3ko9tb1qgrd784
  • p17nmg34a6199g1lao2ud4i1phb5
  • p17nmg34a61md11qlt5811roh1hul6