Poder Legislativo

Associação Amigas do Peito perto de se tornar entidade de utilidade pública

Com aprovação na Câmara de Vereadores e após a sanção do prefeito, entidade poderá ampliar os serviços prestados voluntariamente à pacientes com câncer de Cocal do Sul e buscar recursos junto aos Governos Municipal, Estadual e Federal.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul in Foco

A Associação Amigas do Peito de Cocal do Sul deu um importante passo para ser reconhecida entidade de utilidade pública na noite desta terça-feira (26). Os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei que reconhece a instituição e as voluntárias oficialmente perante a sociedade e aos governos.

Na presença de integrantes e vítimas do câncer que integram a associação, o vereador Luiz Henrique Bittencourt (PP) enfatizou que, após a aprovação pela Câmara e a sanção do prefeito, a entidade poderá ampliar e fortalecer o trabalho voluntário junto as pacientes que lutam contra o câncer em Cocal do Sul. “A oficialização como entidade de utilidade pública, as credencia para a busca de recursos junto aos Governos Municipal, Estadual e Federal para engrandecer o trabalho junto aos que precisam”, enfatizou o vereador que as parabenizou pelo trabalho prestado na cidade.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul in Foco

A presidente da Associação, Muriel De Fáveri Consoni estava presente a agradeceu aos vereadores pela aprovação do projeto. “Ficamos muito felizes e honradas com este reconhecimento. Todo trabalho realizado desde 2015 onde foi idealizado o grupo e, hoje temos este respaldo perante a nossa comunidade. Agora com a nossa associação se tornando utilidade pública, conseguiremos buscar recursos na medida que for necessário, a nível estadual e federal, para atendermos todas as nossas associadas”, afirma Muriel, que esteve presente junto a demais voluntárias, além do padrinho Cássio Pagnan e a psicóloga do grupo Viviane Brehm Meire.

Os vereadores fizeram questão de agradecer e engrandecer o trabalho da associação na cidade. “Agradecer por este lindo trabalho. É difícil encontrar pessoas para realizar estas ações. O que move o município são os trabalhos voluntários”, destacou Marcel Freitas (PSDB).

“Parabenizar as meninas que estão sempre batalhando por esta causa. Esse projeto ajuda muito o grupo e a quem dele precisar. Que venham recursos e ampliem os serviços prestados à comunidade”, enfatizou o vereador Erik Pereira Zeferino (PC do B).

Ao comentar sobre a aprovação do projeto, a vereadora Giovana Galato Santa Rosa (PP) se emocionou e emocionou os presentes. “Eu já tive um câncer também. Em 2010, recebi o diagnóstico. Para quem tem é horrível e eu tinha o meu filho Vitor com 4 aninhos. Ele precisava de mim. Neste momento, buscamos forças onde não temos. Não sabia o que fazer quando recebi a notícia. Procurei pessoas que tiveram a mesma doença que eu e conseguiram a cura. Estou há dois anos livre da doença. Esse trabalho que vocês fazem de apoio é muito importante. Contem sempre conosco”, lembrou Giovana.

Os demais vereadores também parabenizaram a associação. “Desejar bastante força e fé porque as coisas darão certo para todas vocês. E que essa aprovação, ajude ainda mais no voluntariado de todos vocês”, Richardson Vieira (PDT).

A presidente da associação Muriel também teve câncer de mama e venceu a doença. “Ela sempre acreditou e conseguiu. Este trabalho é muito gratificante. Por isso estamos à disposição para ajudar no que precisarem”, lembrou Moisés dos Santos (PP).

Fotos: Adriano Ghellere/Sul in Foco

Já o vereador Agenor Pedroso (PDT) lembrou ainda os familiares das pacientes com câncer. “A pessoa sofre, mas quem está do lado de quem luta também enfrenta junto. Temos que orar e pedir a Deus que ilumine a todos e nos defenda deste mal que existe. Conte conosco no que precisarem ”, destacou o vereador.

“Essas meninas fazem um trabalho excelente no apoio a vítimas desta doença. Quando acontece esta situação, a população se une para ajudar. Que levemos este sentimento de solidariedade da sessão de hoje. Estaremos à disposição sempre”, fortaleceu em suas falas, o vereador Adriano Possamai Della (PSDB).

Fotos: Adriano Ghellere/Sul in Foco

A presidente do legislativo, a vereadora Roseny Citadin Barbosa, a Nega (PMDB), comentou o assunto, destacando inclusive a criação futura de uma Rede Feminina de Combate ao Câncer na cidade. “Esse tipo de atitude é o que faz a diferença na vida de alguém. Temos conversado com a Amigas do Peito para ampliar o trabalho. Com a criação em breve da Rede Feminina, com certeza junto vai ajudar e muito as pacientes junto com a associação. É um trabalho voluntário que também contará com profissionais da saúde. Parabéns e contem conosco”, afirmou Nega.

Por fim, o vereador Érik sugeriu a possibilidade da destinação de recursos para a associação ainda neste ano. “Como todo ano como conseguimos captar recursos através das economias do Legislativo, poderíamos sugerir ao Poder Executivo que este montante seja destinado à entidade em continuidade as ações desenvolvidas”, finalizou.

O projeto agora segue para sansão do prefeito Ademir Magagnin.

  • IMG_6689 (Copy)
  • IMG_6738 (Copy)
  • IMG_6674 (Copy)
  • IMG_6685 (Copy)
  • IMG_6692 (Copy)
  • IMG_6713 (Copy)
  • IMG_6696 (Copy)
  • IMG_6745 (Copy)

Quem é a Associação Amigas do Peito

O grupo “Amigas do Peito” de Cocal do Sul é uma associação de direito privado, de caráter organizacional beneficente e filantrópico que foi criada por pacientes de câncer, que se reuniam desde 2015 para trocarem experiências quanto ao tratamento.

Assim forma agregando mais mulheres, sendo legalmente formalizado no final de 2016 e que vem desenvolvendo ações de apoio as acometidas pela doença. A maior parte do grupo é formada por mulheres que desenvolveram câncer de mama, tendo também câncer de cabeça, intestino, útero e pele.

O objetivo do grupo é prestar serviços, promoção de eventos para assistência a portadoras de quaisquer tipos de câncer, bem como ações preventivas de combate à doença.

O grupo ainda organiza subsídios que possam auxiliar no tratamento, como grupo de reabilitação oncológica (fisioterapia), assistências psicológicas, nutricionais, entre outros.

Conheça a Associação Amigas do Peito

A sede está localizada na Rua Paulo Galli, 42, centro. Os contatos podem ser realizados pelos telefones (48) 99985 0619 com Muriel, (48) 99989 8576 com Giovana ou no (48) 9836 0029 com a Tereza.

Conheça também o grupo pela página no Facebook pelo @amigasdopeitococaldosul

Notícias Relacionadas

Confira 7 sugestões de presentes tecnológicos e acessórios de celulares para o Natal

VEJA VÍDEO - Os produtos são bastante procurados pelos clientes e estão disponíveis na LC Celulares de Cocal do Sul e Urussanga.

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.

Cocal do Sul assina convênio com Unibave para castração de 30 animais de rua por mês

O objetivo é controlar o crescimento populacional de cães e gatos

Dubai Residence surpreende ao ser entregue com seis meses de antecedência em Cocal do Sul

Construtora e incorporadora GALLIFONTANELLA prezou por requinte, qualidade e diferenciais únicos na construção do novo empreendimento. Inauguração ocorreu nesta sexta-feira (14)