O curso será realizado entre os dias 21 e 24 de setembro, das 18h30min às 22h30min, na sede da ACIO
A Associação Industrial e Comercial de Orleans – ACIO está promovendo o curso “Formação e Desenvolvimento Gerencial” entre os dias 21 e 24 de setembro, das 18h30min às 22h30min, na sede da ACIO, localizada no Centro do município. O investimento é de R$ 340 para os associados da ACIO e de R$ 390,00 para os que não são associados. A carga horária é de 16 horas.
O objetivo é visualizar a empresa como um todo; reconhecer, compreender e saber agir nas situações problemáticas e nas tomadas de decisão; equilibrar as capacidades técnicas, administrativas e de relacionamento humano, aprender a importância do trabalho em equipe, integralizar o relacionamento com o cliente interno e externo da empresa; alcançar melhores resultados na produção e no relacionamento humano; e compreender a importância do líder no processo de minimizar custos operacionais e passivos trabalhistas.
O público-alvo são todos que exercem ou que estão sendo preparados para exercerem cargos de chefia ou liderança, tais como líderes, encarregados, supervisores, coordenadores e gerentes. O curso foi desenvolvido com base em conceitos técnicas e ferramentas administrativas e trabalha tendo em vista o dia a dia dos participantes, atendendo a maioria das habilidades e competências que as empresas necessitam e buscam nestes profissionais.
Instrutor
O instrutor Ariosto Fabiano de Moraes, de Curitiba, é formado em administração de empresas, processamento de dados pela UFPR. Além disso, é o único especialista em formação gerencial desde a baixa até a média gerencia, especialista em desenvolvimento profissional, especialista em gestão de pessoas, especialista em desenvolvimento e coordenação de projetos, analista de organização, sistemas e métodos, consultor de empresas, consultor em recursos humanos, consultor ISO e Qualidade Total.
O profissional é autor do livro “Liderança – Falar e Cobrar é Fácil”. Há mais de 20 anos, estuda e trabalha com foco específico na área da liderança, gerenciamento e desenvolvimento do ser humano. Treinou e formou nos últimos anos mais de dezesseis mil pessoas na área gerencial e, atualmente, trabalha como consultor, instrutor especialista e diretor da Referência – Centro de Desenvolvimento Profissional.
Conteúdo Programático:
1 – Enfoque Gerencial:
Você está preparado?
O que é profissionalismo, Globalização, Que tipo de gerente você quer ser?
A eficácia do gerenciamento no trabalho
A imagem do gerenciamento no trabalho
A eficácia do gerenciamento no relacionamento
O que devemos entender como gerentes
Por onde e como começar a trabalhar?
Como gerenciar seu gerente
Como gerenciar seus colaboradores
O domínio da gerencia
A origem do gerenciamento
Como os gerentes são avaliados
Como alcançar êxito na função
Por que fracassamos?
O equilíbrio da gerencia
Como nos enquadramos no processo gerencial
2 – Enfoque Prático:
Conflitos e problemas
Tomada de decisão
O que é liderança
Atributos de um líder
As formas tradicionais de liderança
Padrões de desenvolvimento da liderança institucional
Motivação, Os três tipos mais utilizados de motivação
Fatores básicos da motivação
Não desmotive sua equipe
Comportamento de grupo de trabalho
O que devemos conhecer de um grupo
Como lidar com conflitos no departamento
Comunicação – princípios básicos, Comunicação – O que é necessário lembrar
Como deve funcionar a comunicação Relacional e a Operacional
Como encorajar funcionários a se comunicarem
Como dar ordens e instruções
Quem são funcionários problemas
Como aconselhar funcionários
Como e quando aplicar disciplina, Treinamento
A empresa em que você trabalha
Recrutando e selecionando pessoal
Como elaborar uma entrevista eficaz
Apresentando o novo empregado
Como planejar e administrar o seu dia de trabalho
Como compreender uma hierarquia
Diminuindo problemas disciplinares
Como repreender um funcionário
Check-list necessário a qualquer setor
Check-list necessário a qualquer equipe
Como introduzir mudanças
Como delegar
Reuniões
Segurança no trabalho Como somos avaliados interna e externamente.
3 – Estudos de casos, Exercícios individuais e Trabalhos em equipe.