Economia

Associação Empresarial de Orleans promove o curso “Formação e Desenvolvimento Gerencial”

O curso será realizado entre os dias 21 e 24 de setembro, das 18h30min às 22h30min, na sede da ACIO

Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

A Associação Industrial e Comercial de Orleans – ACIO está promovendo o curso “Formação e Desenvolvimento Gerencial” entre os dias 21 e 24 de setembro, das 18h30min às 22h30min, na sede da ACIO, localizada no Centro do município.  O investimento é de R$ 340 para os associados da ACIO e de R$ 390,00 para os que não são associados. A carga horária é de 16 horas.

O objetivo é visualizar a empresa como um todo; reconhecer, compreender e saber agir nas situações problemáticas e nas tomadas de decisão; equilibrar as capacidades técnicas, administrativas e de relacionamento humano, aprender a importância do trabalho em equipe, integralizar o relacionamento com o cliente interno e externo da empresa; alcançar melhores resultados na produção e no relacionamento humano; e compreender a importância do líder no processo de minimizar custos operacionais e passivos trabalhistas.

O público-alvo são todos que exercem ou que estão sendo preparados para exercerem cargos de chefia ou liderança, tais como líderes, encarregados, supervisores, coordenadores e gerentes. O curso foi desenvolvido com base em conceitos técnicas e ferramentas administrativas e trabalha tendo em vista o dia a dia dos participantes, atendendo a maioria das habilidades e competências que as empresas necessitam e buscam nestes profissionais.

Instrutor

O instrutor Ariosto Fabiano de Moraes, de Curitiba, é formado em administração de empresas, processamento de dados pela UFPR. Além disso, é o único especialista em formação gerencial desde a baixa até a média gerencia, especialista em desenvolvimento profissional, especialista em gestão de pessoas, especialista em desenvolvimento e coordenação de projetos, analista de organização, sistemas e métodos, consultor de empresas, consultor em recursos humanos, consultor ISO e Qualidade Total.

O profissional é autor do livro “Liderança – Falar e Cobrar é Fácil”. Há mais de 20 anos, estuda e trabalha com foco específico na área da liderança, gerenciamento e desenvolvimento do ser humano. Treinou e formou nos últimos anos mais de dezesseis mil pessoas na área gerencial e, atualmente, trabalha como consultor, instrutor especialista e diretor da Referência – Centro de Desenvolvimento Profissional.

Conteúdo Programático:

1 – Enfoque Gerencial:

Você está preparado?

O que é profissionalismo, Globalização, Que tipo de gerente você quer ser?

A eficácia do gerenciamento no trabalho

A imagem do gerenciamento no trabalho

A eficácia do gerenciamento no relacionamento

O que devemos entender como gerentes

Por onde e como começar a trabalhar?

Como gerenciar seu gerente

Como gerenciar seus colaboradores

O domínio da gerencia

A origem do gerenciamento

Como os gerentes são avaliados

Como alcançar êxito na função

Por que fracassamos?

O equilíbrio da gerencia

Como nos enquadramos no processo gerencial

2 – Enfoque Prático:

Conflitos e problemas

Tomada de decisão

O que é liderança

Atributos de um líder

As formas tradicionais de liderança

Padrões de desenvolvimento da liderança institucional

Motivação, Os três tipos mais utilizados de motivação

Fatores básicos da motivação

Não desmotive sua equipe

Comportamento de grupo de trabalho

O que devemos conhecer de um grupo

Como lidar com conflitos no departamento

Comunicação – princípios básicos, Comunicação – O que é necessário lembrar

Como deve funcionar a comunicação Relacional e a Operacional

Como encorajar funcionários a se comunicarem

Como dar ordens e instruções

Quem são funcionários problemas

Como aconselhar funcionários

Como e quando aplicar disciplina, Treinamento

A empresa em que você trabalha

Recrutando e selecionando pessoal

Como elaborar uma entrevista eficaz

Apresentando o novo empregado

Como planejar e administrar o seu dia de trabalho

Como compreender uma hierarquia

Diminuindo problemas disciplinares

Como repreender um funcionário

Check-list necessário a qualquer setor

Check-list necessário a qualquer equipe

Como introduzir mudanças

Como delegar

Reuniões

Segurança no trabalho Como somos avaliados interna e externamente.

3 – Estudos de casos, Exercícios individuais e Trabalhos em equipe.