Saúde

AstraZeneca: Cientistas encontram uma causa para a coagulação sanguínea rara

Duas equipes de pesquisadores na Noruega e na Alemanha descobriram, independentemente, que a vacina pode desencadear uma reação auto-imune

Divulgação

Cientistas europeus garantem ter identificado um mecanismo que poderia levar a vacina AstraZeneca PLC a causar coágulos sanguíneos potencialmente mortais em casos raros. Eles também informaram que descobriram um possível tratamento para eles, segundo o The Wall Street Journal.

Duas equipes de pesquisadores na Noruega e na Alemanha descobriram, independentemente, que a vacina pode desencadear uma reação auto-imune. Isso faria com que o sangue coagule no cérebro, o que ofereceria uma explicação para incidentes isolados na Europa.

Vários países europeus interromperam brevemente a utilização da vacina nesta semana, depois que mais de 30 receptores foram diagnosticados com a condição conhecida como trombose do seio venoso cerebral.

A maioria das pessoas que receberam a vacina e foram afetadas eram mulheres com menos de 55 anos.

O problema afetou uma pequena parte daqueles que haviam recebido a vacina, no entanto, e depois de investigar, o regulador europeu de medicamentos determinou que os benefícios superavam os riscos potenciais da vacina. Após isso, as vacinações foram retomadas.

Alguns países, como Alemanha, França e Itália, retomaram a vacinação com a injeção da AstraZeneca nesta sexta-feira (19), com um aviso adicional de que poderia estar relacionado à coagulação do sangue.

A autoridade de saúde francesa, que registrou três casos de trombose do seio venoso cerebral ligados à vacina, aconselhou o governo a aplicar a vacina apenas em pessoas com mais de 55 anos.

Com informações do IstoÉ

Notícias Relacionadas

Vereadores de Orleans aprovam implantação do Programa Municipal de Equoterapia

Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade durante a sessão ordinária desta segunda-feira, dia 15.

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Parados e sem previsão: A saga dos motoristas retidos no Morro dos Cavalos

Ainda não há uma previsão concreta para a reabertura da via

Linguagem Neutra