Saúde

AstraZeneca: Cientistas encontram uma causa para a coagulação sanguínea rara

Duas equipes de pesquisadores na Noruega e na Alemanha descobriram, independentemente, que a vacina pode desencadear uma reação auto-imune

Divulgação

Cientistas europeus garantem ter identificado um mecanismo que poderia levar a vacina AstraZeneca PLC a causar coágulos sanguíneos potencialmente mortais em casos raros. Eles também informaram que descobriram um possível tratamento para eles, segundo o The Wall Street Journal.

Duas equipes de pesquisadores na Noruega e na Alemanha descobriram, independentemente, que a vacina pode desencadear uma reação auto-imune. Isso faria com que o sangue coagule no cérebro, o que ofereceria uma explicação para incidentes isolados na Europa.

Vários países europeus interromperam brevemente a utilização da vacina nesta semana, depois que mais de 30 receptores foram diagnosticados com a condição conhecida como trombose do seio venoso cerebral.

A maioria das pessoas que receberam a vacina e foram afetadas eram mulheres com menos de 55 anos.

O problema afetou uma pequena parte daqueles que haviam recebido a vacina, no entanto, e depois de investigar, o regulador europeu de medicamentos determinou que os benefícios superavam os riscos potenciais da vacina. Após isso, as vacinações foram retomadas.

Alguns países, como Alemanha, França e Itália, retomaram a vacinação com a injeção da AstraZeneca nesta sexta-feira (19), com um aviso adicional de que poderia estar relacionado à coagulação do sangue.

A autoridade de saúde francesa, que registrou três casos de trombose do seio venoso cerebral ligados à vacina, aconselhou o governo a aplicar a vacina apenas em pessoas com mais de 55 anos.

Com informações do IstoÉ

Notícias Relacionadas

Matriz de Risco aponta a volta de todas as regiões para o nível gravíssimo

No último boletim, divulgado em 10 de abril, as regiões Carbonífera, Extremo Sul Catarinense, Foz do Rio Itajaí e Grande Florianópolis estavam classificadas para o nível grave. Todas as 16 regiões catarinenses apresentaram nota quatro, o nível mais elevado, na dimensão de Capacidade de Atenção, que é aquela que aponta a ocupação de leitos hospitalares

Pandemia do coronavírus afeta bancos de leite materno em SC

Dos 13 bancos do estado, pelo menos quatro registraram queda nos estoques.

Homem é preso em boate de Tubarão por porte ilegal de arma

Homem foi flagrado com uma pistola Taurus calibre.380. A arma estava com 10 munições e todas intactas.

Pandemia e isolamento aumentam procura por cultivo de plantas em casa

Além de embelezar a casa, atividade pode ser terapêutica