Geral

Ataque em casamento: O atentado na Turquia em 2016

A celebração reunia mais de 200 convidados, e muitos ficaram feridos em decorrência da explosão

Foto: Aaron/wiki commons (meramente ilustrativa)

Casamentos são uma das celebrações mais especiais na vida das pessoas, momentos de alegria, união e felicidade. No entanto, em uma festa de casamento realizada na Turquia, essa felicidade foi substituída pelo terror após um ataque. Confira os detalhes do caso abaixo:

No dia 20 de agosto de 2016, por volta das 22h50 no horário local, uma festa de casamento na cidade de Gaziantepe, situada no sudoeste da Turquia, foi abruptamente interrompida quando um homem-bomba detonou explosivos no local. A celebração reunia mais de 200 convidados, e muitos ficaram feridos em decorrência da explosão.

O ataque teve como alvo uma família de origem curda, grupo étnico nativo do Oriente Médio, que havia fugido de outra cidade turca devido à escalada de violência entre forças governamentais e grupos rebeldes curdos. Durante o atentado, o noivo foi ferido, assim como mais de 60 pessoas, enquanto 57 vítimas perderam a vida.

O atentado ocorreu poucas horas após o então primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, anunciar que o país poderia passar a atuar de forma mais ativa na Guerra Civil da Síria.

Fonte consultada:

WIKIPÉDIA. Atentado de Gaziantepe. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Atentado_de_Gaziantepe Acesso 20 ago. 2025

Notícias Relacionadas

Porto de Imbituba exporta mais de 3.500 bois vivos para a Turquia

Já foram embarcados este ano em Imbituba aproximadamente 8.600 bois vivos com destino ao país euro-asiático. O Porto de Imbituba é o único em Santa Catarina que opera a exportação de cargas vivas.

Caminhão carregado com explosivos é apreendido em São Martinho

Explosivos seriam utilizados em uma pedreira localizada na comunidade de Bom Jesus. O responsável fugiu e dois funcionários foram detidos.

Cerca de 100 quilos de explosivos são encontrados às margens de rodovia em Criciúma

Bope foi chamado e fez a retirada. Houve bloqueio no anel viário da cidade para que esse trabalho fosse feito.

Porto de Imbituba exporta mais 3,5 mil bois para a Turquia

O tempo estimado de navegação até o desembarque é de 17 dias, com escala na Espanha para reabastecer a ração dos animais.