Geral

Ataque hacker afeta sites de 245 prefeituras de Santa Catarina

Entre as cidades afetadas estão Tubarão, Laguna, Imbituba, São Bento do Sul, Navegantes, Biguaçu e Xanxerê

Divulgação

Os sites de pelo menos 245 das 295 prefeituras catarinenses estão fora do ar nesta quarta-feira (1º), por conta de um ataque hacker no sistema da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Entre as cidades afetadas estão Tubarão, Laguna, Imbituba, Biguaçu, São Bento do Sul, Xanxerê e Navegantes.

No início da manhã quem acessava os portais dos municípios dos 245 municípios que ficam hospedados no servidor da Fecam via a seguinte mensagem:

“Olá programadores da Fecam, acho que vocês faltaram algumas aulas de PHP na faculdade. Como vocês já são crescidinhos não terão anotação na agenda para seus pais verem, mas levarei a maior parte das cidades de Santa Catarina pro Zone-H”.

A mensagem também fez críticas ao isolamento social e uso de máscaras e cita o presidente da República.

O comunicado dos hackers foi retirado dos portais ao longo da manhã, mas os sites continuavam fora do ar até às 11h40min.

O presidente da Fecam e prefeito de Araquari, Clenilton Pereira (PSDB), se manifestou sobre o ataque e disse que o setor de TI da federação está trabalhando para resolver o problema:

— Nesta manhã, dia 1º de dezembro, o portal da Fecam recebeu uma invasão de hackers. Infelizmente, os bandidos não atuam só presencialmente, mas também virtualmente. Fiquem tranquilos, a gente já está resolvendo isso — disse o prefeito em um vídeo divulgado nas redes sociais.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Drogas e quase R$2 mil em tráfico são apreendidos em Tubarão

Uma dupla foi presa por estar realizando o comércio ilegal de drogas

SC volta a ter 80% de ocupação nos leitos de UTI adultos após seis meses

Segundo dados do Painel do Coronavírus, ao menos 257 pessoas estão internadas com Covid-19 no Estado

Mais de 6 mil maços de cigarros são apreendidos na BR-101, em Paulo Lopes

A carga foi avaliada em R$ 20 mil

Fecam leva mais dois casos de suposta falsidade ideológica para Ministério Público

Prefeitos Antônio Ceron (PSD), de Lages, e João Cidinei Da Silva (PL), de Anita Garibaldi, foram colocados na nominata da chapa 3, encabeçada pelo prefeito de São João do Itaperiú, Clézio Fortunato