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Atendimento aos estudantes com atividades não presenciais alcança 97% da rede estadual de ensino

O relatório da Diretoria de Ensino da SED indica que 522.325, dos 537.584 alunos matriculados na rede, estão acessando as atividades remotas de forma virtual ou com os materiais impressos.

Divulgação/Secom

Um levantamento concluído pela Secretaria de Estado da Educação (SED), nesta semana, mostra que o atendimento das atividades não presenciais alcança 97% dos estudantes da rede estadual. O relatório da Diretoria de Ensino da SED indica que 522.325, dos 537.584 alunos matriculados na rede, estão acessando as atividades remotas de forma virtual ou com os materiais impressos.

A diminuição significativa de alunos que não respondem às atividades não presenciais, público que era de 34 mil no início de junho, é positiva na visão do secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni. Contudo, ele ressalta que a SED mantém ações para integrar os demais estudantes ao ensino não presencial e que o objetivo é que nenhum aluno fique para trás.

“A participação dos estudantes é fundamental para que a gente consiga êxito nesse desafio de atingirmos a totalidade da rede. Essa redução significativa de estudantes que não estavam participando das atividades, e que passaram a acompanhar as ações não presenciais, mostra também que a campanha que realizamos está dando bons resultados, e que nós precisamos continuar trabalhando com essa iniciativa da busca ativa”, destaca o secretário.

Os dados consideram as informações cadastradas pelos docentes na plataforma Professor ​On-line da SED. Há quatro opções possíveis de preenchimento: atendido via recurso tecnológico e material impresso, atendido via recurso tecnológico, atendido via material impresso e não está sendo atendido. Para tornar o acompanhamento mais próximo, também é possível registrar as diferentes formas de atendimento, conforme a periodicidade das atividades.

O relatório considera que a condição familiar de acesso à internet é uma variável que pode ser alterada diversas vezes durante um curto período. Assim, um estudante pode acessar o material virtual em um período e no outro receber as atividades impressas, ou ainda fazer as atividades de forma virtual em uma disciplina e impressa em outra. Não é possível, portanto, fazer uma soma dos números isolados de atendimento de forma virtual e impressa.

Busca ativa para encontrar alunos que não respondem às atividades

A SED iniciou em junho o processo de busca ativa dos alunos que não estavam respondendo a nenhuma das atividades propostas pelos professores e pela unidade escolar, tanto na plataforma on-line quanto com os materiais impressos. O diagnóstico inclui um questionário virtual, disponibilizado para uso dos professores e gestores escolares, com perguntas para entender o motivo do aluno não estar participando das ações não presenciais.

Após um mês, o número de estudantes identificados na plataforma Professor ​On-line como “não atendidos” diminuiu para 2.522. Como o diagnóstico da busca ativa está em andamento, ainda há ​12.737 estudantes que não têm registro de atendimento no sistema.

É necessário levar em conta que a estratégia utilizada pela SED possibilita diferentes maneiras de atendimento ao estudante de uma disciplina para outra. Dessa forma, a estratégia de busca ativa também se aplica aos 103.661 ​estudantes que acessam atividades em algumas disciplinas e em outras não.

Lançamento de campanha para engajar alunos nas atividades

Para manter o engajamento dos alunos nas atividades não presenciais, a SED lançou a campanha “Cada um na sua casa. Todos presentes na Educação”. O objetivo é estimular principalmente os estudantes do Ensino Médio, público que reduziu a frequência de realização das atividades, a continuarem fazendo os exercícios propostos pelos professores, seja de forma on-line ou impressa, exercendo o direito à educação e praticando a autorresponsabilidade.

As ações da SED durante a campanha incluem duas transmissões ao vivo com o professor de matemática da rede estadual, Dagoberto Cipriano Filho. As lives voltadas aos estudantes têm como temática a Organização de estudos e dicas de estudo para a área de Matemática e suas linguagens.

A campanha também prevê ações específicas para os professores e pais, mantendo toda a comunidade escolar engajada neste momento para construir um ensino de qualidade.

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