Geral

Atendimento em Saúde Mental ganha atenção especial em Içara

Em funcionamento desde a segunda quinzena de fevereiro, nas unidades de saúde do município de Içara, o Protocolo de Saúde Mental tem o propósito de facilitar os encaminhamentos e garantir o bom atendimento em saúde mental. A ação organizada pela secretaria de Saúde conta com o apoio das coordenações em Saúde Mental, Atenção Básica e NASF.

Neste contexto, e em outras áreas de atendimento, a secretaria organiza, periodicamente, reuniões instrutivas, de treinamento e de avaliação. Assim, na sexta-feira (5) os profissionais participaram de encontro onde puderam ampliar as informações relacionadas ao protocolo de saúde mental, com as indicações de diagnóstico para o Ambulatório de Saúde Mental, Ambulatório AD de Saúde Mental e Ambulatório Infantil. O último apresentado pela psicóloga infantil Maria Eduarda F. Pacheco.

“O objetivo das instruções e dos treinamentos é preparar a Atenção Básica e instruir sobre como pode e deve ser tratado o usuário do Serviço de Saúde mental já nas Estratégias. Ou seja, os pacientes podem receber o tratamento e as instruções já na primeira consulta, sem ter que esperar a consulta com o psiquiatra, reduzindo assim o tempo de espera para o tratamento e internações, quando necessário”, explicou o secretário de Saúde Lauro Nogueira.

“Entramos no estágio de acompanhamento do processo de trabalho realizado nas  Unidades de Saúde, realizando ações e orientando individualmente as equipes de cada Estratégia”, assinalou o psicólogo Sergio Gobbi, coordenador de Saúde Mental em Içara.

Colaboração: Alexandra Cavaler