Saúde

Atendimentos no Hospital São José são alvos de denúncia

Presidente da Comissão Intergestores Regional da Saúde já procurou Ministério da Saúde e irá o Ministério Público.

Foto: Karol Carvalho / Rádio Eldorado

Foto: Karol Carvalho / Rádio Eldorado

O presidente da Comissão Intergestores Regional da Saúde – CIR e secretário de saúde de Içara, médico Lauro Nogueira, levantou nas últimas horas inúmeras denúncias e reclamações sobre os atendimentos no Hospital São José, em Criciúma.

As reclamações são, principalmente, com relação aos serviços de ortopedia. “Tivemos uma conversa com a direção e o diretor técnico. Eu expliquei que eu tinha diversos pacientes que tinham sido atendidos no hospital e não tiveram seus problemas resolvidos. Continuavam com pés quebrados, braços quebrados, mãos quebradas… E que eu queria uma solução pra isso. A resposta deles é que isso é compromisso do município e não do hospital”, reclama.

O médico alega que apelou para os termos do contrato a fim de conseguir atendimento para os pacientes. “A resposta continuou sendo a mesma. Eles querem que o nosso paciente fique fraturado até que as cidades tenham uma vaga no hospital. Não importa a condição do paciente e sim o contrato”, aponta.

Diante disso, o médico resolveu encaminhar denúncias. “Fui até a secretária de estado da saúde. Eles têm o mesmo entendimento que eu, de que, pelo contrato, o hospital precisa solucionar o problema do paciente”.

Ainda segundo o médico, há situações em que o paciente procura o hospital, não é atendimento pelo SUS, mas é encaminhado para fazer o procedimento com o mesmo médico em outro local. “Isso é crime. Não pode acontecer na região”, denuncia.

O médico já denunciou os casos ao Ministério da Saúde e irá também ao Ministério Público. “Eu avisei a eles que faria isso. Eles já estão conscientes”, relata.

A reportagem tentou contato com o Hospital São José sobre as denúncias, mas até agora ninguém se manifestou sobre o caso.

Com informações de Karol Carvalho / Rádio Eldorado