Geral

Atividade econômica tem crescimento de 9,47% no terceiro trimestre

Em setembro, a expansão chegou a 1,29%, diz BC

Divulgação

A economia brasileira voltou a registrar crescimento no terceiro trimestre deste ano. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período), divulgado hoje (13), apresentou expansão de 9,47% na comparação com o segundo trimestre. Em setembro, comparado a agosto, houve expansão de 1,29%.

Em relação ao terceiro trimestre de 2019, foi registrada queda de 3%. No ano, o IBC-Br registra queda de 4,93% e, em 12 meses encerrados em setembro, retração de 3,32%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajudar o Banco Central a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic.

O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos. Mas o indicador oficial sobre o desempenho da economia é o Produto Interno Bruto (PIB – a soma de todas as riquezas produzidas pelo país), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Devido aos efeitos da pandemia de covid-19 na economia, o mercado financeiro projeta queda do PIB em 4,8%, neste ano. O Banco Central prevê retração de 5% e a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, de 4,7%.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, acredita que “economia brasileira está voltando com força” e prevê queda de 4%, em 2020.

Com informações da Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Caixa paga auxílio emergencial para nascidos em maio

Recursos estão disponíveis na poupança social digital.

TSE diz que justificativas de ausência via e-Título passam de 503 mil

Tribunal atualiza números de eleitores que não votaram hoje.

Carro pega fogo após capotar na ponte Anita Garibaldi em Laguna

Havia duas pessoas no carro que foram tiradas antes das chamas tomar conta do veículo.

Polícia Militar de Jaguaruna interrompe duas festas irregulares na última madrugada, durante pandemia no município

As guarnições da Polícia Militar que atenderam as ocorrências confirmaram os fatos e constataram todas as irregularidades denunciadas.