Saúde

Atividade física: mantenha o foco mesmo durante as férias

Série de exercícios possibilita uma grande queima de calorias para quem estiver longe da academia.

Colaboração: Vanessa Amando | Partner NB Com

Colaboração: Vanessa Amando | Partner NB Com

Na pré-temporada costuma aumentar o número de pessoas nas academias, mas durante o Verão mesmo muitas pessoas vão curtir as férias nas praias e nem todo mundo consegue manter a atividade física em dia. Pensando nisso, a Sparta 55, de Criciúma, juntou uma série de exercícios que podem ser feitos fora da academia e de forma individual.

Polichinelo, skipping (corrida parada) e prancha alta. De acordo com o coach William Vieira, eles preenchem uma cadeia de musculatura específica e não exigem o uso de equipamentos, pois são executados a partir do peso do corpo. Ambos fazem parte do treinamento funcional.

“O polichinelo é um exercício bastante aeróbico, trabalha braços e pernas e exige um pouco de coordenação motora, mas o gasto calórico é muito grande. O skipping também é um exercício aeróbico e trabalha bastante os membros inferiores. Já a prancha alta trabalha a isometria e fortalece o core, usando pernas, braços e abdômen ao mesmo tempo”, explica.

O coach acrescenta que 30 minutos desses exercícios já são suficientes para queimar muitas calorias. Para os iniciantes, o ideal é começar com uma caminhada ou trote de 10 minutos; na sequência, uma série de 30 polichinelos, mais três séries de 30 segundos de prancha alta, mais uma série de skipping 20 por 20; para fechar, mais uma caminhada ou trote de 10 minutos. Os exercícios são demonstrados pelo aluno Higor Teixeira Colombo.

Cuidados

Todo exercício físico exige atenção, por isso a recomendação é ter um educador físico por perto. No caso das atividades que podem ser feitas longe da academia e sozinhas, o coach Vieira alerta para os cuidados básicos, como beber bastante água, ingerir comidas leves, usar protetor solar, boné, óculos escuros e roupas confortáveis.

“Os melhores horários são no início da manhã e fim da tarde. É importante estar bem alimentado, mas aguardar em torno de uma hora e meia a duas horas após as refeições para iniciar algum exercício”, reforça.

Quem for se exercitar na areia da praia deve ter atenção com os joelhos e tornozelos, principalmente se for mais próximo ao mar, onde a areia é mais densa, o que exige o uso de tênis. Vieira finaliza recomendando a preparação articular antes dos exercícios, com movimentos circulares nas articulações, e alongamentos depois das atividades.

Acompanhe as dicas do coach William Vieira no vídeo a seguir:

Colaboração: Vanessa Amando | Partner NB Com