Segurança

Atletas reclamam de falta de pontos de hidratação durante maratona na Serra do Rio do Rastro

Depois que uma atleta de 31 anos foi socorrida de helicóptero com sinais graves de desidratação, outros competidores reclamaram da falta de água oferecida pela organização

Atletas reclamam de falta de pontos de hidratação no Uphill Marathon na Serra do Rio do Rastro — Foto: Divulgação

Uma maratona que movimentou o final de semana na Serra do Rio do Rastro terminou com uma atleta socorrida de helicóptero após passar mal. De acordo com os socorristas do Saer/Sarasul, ela apresentava sinais graves de desidratação e foi encaminhada ao hospital.

Depois da divulgação do caso, outros atletas usaram as redes sociais para reclamar da falta de pontos de hidratação ao longo dos percursos, que variaram entre 5 e 250 quilômetros.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

“Parabéns aos sobreviventes que venceram a serra, apesar da desorganização e respeitos com os atletas… Parabéns a equipe médica que trabalhou duro para hidratar a galera que não recebeu água nos pontos de hidratação”, escreveu uma atleta na própria rede social do evento. O comentário dela foi seguido por outros com o mesmo teor. “Minha amiga subiu os 42km sem hidratação. Desrespeito com o ser humano”, escreveu outra.

Um dos competidores, em contato com o Portal Sulinfoco, também trouxe informações sobre falta de pontos de hidratação. “Estava muito calor e não tinham pontos suficientes de hidratação, que é comum neste tipo de evento”, afirmou ele.

A reportagem entrou em contato com os organizadores do evento pelo SAC da empresa no Rio de Janeiro e também pelo WhatsApp dos organizadores, mas até a publicação desta matéria, não havia obtido retorno. O espaço segue aberto.

A edição deste ano comemorou 10 anos da etapa da Serra do Rio do Rastro Uphill. Evento conhecido pelos desafios que também é realizado em outros locais.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Interdição do trânsito para o evento

A realização do evento, onde os atletas usam o traçado da Serra do Rio do Rastro, causou a interdição da SC-390 em pelo menos dois dias. Neste ano a serra ficou fechada para o trânsito nas manhãs de sábado, 16, e domingo, 17, impossibilitando o trânsito de turistas e de pessoas que utilizam o trecho para acessar o Planalto Serrano.

Por Simone Costa

Matéria relacionada:

Maratonista passa mal no final da prova e é encaminhada ao Hospital