Geral

Ato de lançamento da Campanha Salarial Unificada das agroindústrias reúne sindicatos e avicultores

O Ato de lançamento da Campanha Salarial Unificada das agroindústrias reuniu os trabalhadores da alimentação, sindicalistas de Sidrolândia (MS) e Carambei (PR) e avicultores da região hoje (26). A mobilização aconteceu nos frigoríficos Seara Alimentos de Forquilhinha e Agrovêneto de Nova Veneza, ambas comandadas pela multinacional JBS. Trabalhadores receberam um jornal com as principais reivindicações da categoria.

Segundo Célio Elias, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Criciúma e região (Sintiacr), esse ano a Campanha tem um diferencial agregando trabalhadores do campo, os avicultores produtores da matéria prima com os trabalhadores das indústrias. “Na pauta principal temos o ganho real de 6%, cesta alimentação entre outros  e principalmente o respeito pela saúde do trabalhador. O segmento concentra 65% do sexo feminino e a fragilidade no adoecimento pelas precárias condições de trabalho", ressaltou Célio, que lembrou ainda que o ambiente e a baixa remuneração são fatores relevantes  para a falta mão-de-obra no setor.

O presidente da Associação e Avicultores do Sul do Estado, Emir Tezza, lembrou as sérias dificuldades que  os avicultores vem passando no pior momento das suas histórias sendo submetidos a trabalho escravo com baixa remuneração “mas agora estaremos unindo forças com os demais sindicatos”, avalia.

Após a mobilização, os sindicalistas e avicultores participam de Audiência Pública no Teatro de Nova Veneza.

Colaboração: Maristela Benedet

[soliloquy id=”40620″]