Geral

Ato marca a continuidade do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda

Com capacidade instalada de 857 MW, a Termelétrica Jorge Lacerda é considerada fundamental para o reequilíbrio do modelo energético integrado do país

Divulgação

Com a presença do Governador Carlos Moisés, foi anunciada oficialmente nesta quarta-feira, dia 27, em Capivari de Baixo, a continuidade das operações do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda.

Em sua fala no evento realizado no Auditório do Parque Ambiental Encantos do Sul, o governador definiu a cerimônia como um “ato de responsabilidade” de que quem está “produzindo soluções e gerando esperança para mais de 20 mil famílias catarinenses.”

O Complexo Termelétrico Jorge Lacerda é o principal pilar de uma cadeia que gera mais de 20 mil empregos diretos e indiretos e movimenta cerca de R$ 6 bilhões ao ano na economia do Sul do Estado.

Nova gestora da unidade, a Diamante Geração de Energia Ltda se apresentou ao mercado e à comunidade pela primeira vez com o propósito de participar de uma transição energética justa, que envolva todas as fontes de combustíveis, motivo pelo qual a empresa já vem avaliando outras possibilidades de geração, como o uso de gás natural.

Com capacidade instalada de 857 MW, a Termelétrica Jorge Lacerda é considerada fundamental para o reequilíbrio do modelo energético integrado do país, em especial quando o sistema acaba afetado pela falta de chuvas e consequente queda de nível dos reservatórios.

“Ao possibilitar a continuidade das operações do maior Complexo Termelétrico movido a carvão na América Latina, estamos também demonstrando o quanto acreditamos na modernização e na sustentabilidade desta indústria que é fundamental para o equilíbrio do sistema energético brasileiro”, disse Jorge Nemr, que falou em nome do Conselho da Diamante.

Aos jornalistas, o governador saudou a negociação que culminou com a continuidade do Complexo. “Uma ruptura das operações geraria um dano muito grande à economia da região”, observou. “O Brasil precisa dessa transição energética e por isso nos envolvemos nessa causa”. Esse envolvimento, segundo a Associação Brasileira de Carvão Mineral (ABCM), justificou a entrega de uma placa especial que o presidente da entidade, Fernando Zancan, passou às mãos do governador Moisés como forma de agradecimento.

O deputado Jair Miotto, presidente da comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, disse que estava representando a Presidência da Alesc em um dia “histórico para Santa Catarina”, com um final feliz para uma luta na qual inúmeros catarinenses se envolveram e no qual o parlamento teve importante papel, evitando o descomissionamento da Jorge Lacerda.

Presente à cerimônia, o presidente da Engie, Eduardo Sattamini, se disse orgulhoso com o desenlace positivo das negociações e, se dirigindo aos trabalhadores da unidade, agradeceu pelo esforço e pela dedicação nos cinco anos em que a empresa gerenciou o complexo. “Estamos entregando à Diamante uma equipe competente tecnicamente e que se orgulha do valor que produz”, disse Sattamini.

O prefeito de Capivari de Baixo, Vicente Correa Costa, também era só gratidão com o desfecho positivo das negociações da unidade industrial localizada em seu município. “Saúdo empresários jovens e corajosos, que não titubeiam em investir no nosso país, no nosso Estado e especialmente na nossa cidade. Sejam muito bem-vindos”, celebrou.

A DIAMANTE

Criada juridicamente em 2017 com o objetivo de gerenciar o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, a Diamante Geração de Energia ganha agora uma nova gestão. A Diamante é controlada pela holding Fram Capital, com vasta experiência na gestão de empresas do setor de energia e infraestrutura.

Notícias Relacionadas

Dez escolas municipais de Criciúma já tiveram seus documentos antigos digitalizados

Objetivo da Secretaria de Educação é criar acervo com decretos, cadastros de estudantes e professores, fotos históricas e demais documentos das unidades de ensino

Colégio Satc inicia transição de alunos para novas séries

Desafios e mudanças para os alunos que passam para o Ensino Fundamental são monitorados pelo corpo pedagógico

“Estamos perto de ver o topo da inflação”, diz presidente do BC

Campos Neto afirma que pode haver melhora no ano que vem

Queda de elevador deixa um homem ferido dentro de padaria em SC

Estado de saúde da vítima é estável; acidente aconteceu no bairro América