Geral

Ator e diretor da Globo e da Record busca novos talentos na região Sul

Espaço Arte Priscila Leonor promove neste fim de semana um Workshop de Interpretação para TV com o ator, diretor e roteirista William Vita

Foto: Douglas Saviato/Engeplus

Foto: Douglas Saviato/Engeplus

O Espaço Arte Priscila Leonor promove neste fim de semana um Workshop de Interpretação para TV com o ator, diretor e roteirista da Rede Globo e da Rede Record William Vita. Um grupo de cerca de 30 pessoas exploram a experiência do profissional, que atua na área há mais de 25 anos. Segundo Vita, essa é uma grande oportunidade para os alunos adquirirem experiência. “Vimos muita gente com vontade e isso é 50% do caminho andado. Nesta profissão, 10% é inspiração e 90% é expiração, ou seja, força de vontade e dedicação”, destaca.

Dos alunos participantes, até quatro deles podem ir para Academia Vita de Atores, no Rio de Janeiro. Aqueles que tiverem melhor desempenho terão a oportunidade de interpretar diante de grandes profissionais na escola de atores de Vita. “Nossa ideia é vender estes talentos. Atualmente, os produtores de elenco estão sempre em busca de novos atores e isso vai ser muito legal, pois vamos mostrar que existe vida além do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais”, ressalta.

Para a proprietária do Espaço Arte, a primeira escola de teatro profissionalizante de Criciúma,Priscila Leonor, estreitar o eixo Rio-São Paulo com a região Sul é muito gratificante. “Quando comecei no teatro senti muita dificuldade para poder estar no Rio de Janeiro, para poder entregar meu material, chegar na Rede Globo e mostrar minha cara. Então fico muito feliz em poder proporcionar essa oportunidade para a região. Os produtores estão buscando caras novas e nós queremos ser procurados. Além disso, o nosso trabalho revela muitos talentos e com muito potencial”, comenta.

Segundo o site Engeplus, os trabalhos começaram nessa sexta-feira com a apresentação de Vita, com explicações em relação ao método adotado pelo diretor em cena e a diferença entre teatro, cinema e televisão. Os alunos também ouviram dicas de comportamento diante das câmeras e já entraram em atuação com cenas de improviso, semelhante ao teatro, mas diante da câmera.

A aluna Gabriela Inácio é atriz profissional desde 2008 e sentiu a necessidade da capacitação com o profissional. “Eu tenho uma relação muito estreita com o teatro, mas tenho dificuldade diante das câmaras por isso vim procurar esta oportunidade de capacitação. Estou aprendendo muito”, ressalta.

Neste sábado, os alunos contracenaram em dupla uma cena gravada. De acordo com Amanda Oliveira, assistente do ator e atriz há mais de 20 anos, os vídeos serão editados e entregues neste domingo. “A maioria dos erros e das falhas conseguimos perceber apenas olhando no vídeo. Então, neste domingo os audiovisuais serão mostrados e as falhas serão apontadas por Vita”, explica. Após a entrega dos vídeos Vita vai apontar os alunos que terão a oportunidade de irem para o Rio de Janeiro.

"Quem sabe um deles pode ir ao Projac, conhecer esse mundo e fazer uma figuração", comenta. Para Priscila, o sentimento é de missão cumprida. “Fico muito feliz por acompanhar todas as etapas deste grupo, como a ansiedade antes do Workshop e do nervosismo nas gravações. Eles relataram que estão aprendendo muito e isso é muito gratificante”, frisa.