Geral

Audiência Pública discutirá criação do Dia de Prevenção à Deficiência

A partir da inclusão no calendário oficial de Criciúma, busca-se intensificar a disseminação de informações. Sessão ocorrerá no próximo dia 28, na APAE.

Foto: Divulgação

Com profissionais especializados, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Criciúma (APAE) desempenha um trabalho muito além da reabilitação. Prevenir deficiências e conscientizar acerca de cuidados simples são parcelas expressivas desta atuação. E estabelecer um Dia Municipal da Prevenção à Deficiência em Criciúma pode ampliar o alcance.

A inclusão no calendário oficial de datas e eventos da cidade, de autoria do vereador Julio Colombo, pautará Audiência Pública no próximo dia 28, às 19 horas, na sede da APAE, localizada no bairro Pinheirinho.

A expectativa, conforme a fisioterapeuta e coordenadora do Programa de Prevenção da instituição, Marcia Felisbino, é tornar as formas de prevenção às deficiências acessíveis a toda população. “Assim como no Outubro Rosa, queremos criar uma mobilização em torno do dia 21 de agosto e levar a conscientização às empresas, escolas, clubes de mães, cursos de noivos, entre outros ambientes.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 70% das deficiências poderiam ter sido evitadas se houvesse um trabalho de prevenção efetivo. Prevenir tem um custo mais baixo aos cofres públicos e benefício muito maior do que a reabilitação”, enaltece.

A diretora pedagógica, Laktiel dos Santos Alexandre, acredita que a iniciativa também aproximará a APAE da comunidade. “Será mais uma oportunidade para que as pessoas possam conhecer o trabalho desenvolvido”, almeja. A instituição atende atualmente 280 educandos.

Colaboração: Dani Soares – Jornalista

Notícias Relacionadas

Satc entrega projeto fotovoltaico para auxiliar Apae de Criciúma

Presidente da entidade recebeu o trabalho desenvolvido por um acadêmico do curso de Engenharia Elétrica.

Apae recebe veículo 0km para transporte de alunos em Orleans

A entrega da Van Sprinter ocorreu na tarde desta quinta-feira (12) e contou com a presença do ex-deputado Valmir Comin.

Projeto Líder: campanha da Amurel arrecada R$ 68 mil em donativos para Apaes

Ação estimulou a criatividade, trabalho em equipe, empreendedorismo e o desenvolvimento social.

Polícia Civil cumpre mandados de busca em investigação na APAE em Lauro Müller

Os policiais realizam a Operação Tweed durante a manhã desta terça-feira (10).