Educação

Aula do Mestrado Profissional traz aplicação prática de circuitos eletrônicos e sensores

Mestrandos puderam ver sensores embarcados atuando em veículo elétrico

Divulgação

A aula de Aquisição de Dados e Indústria 4.0 foi de muita prática e troca de informações. Os alunos do Mestrado Profissional em Engenharia Metalúrgica tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre circuitos eletrônicos e sensores embarcados e ainda ver na prática isso atuando em um carro elétrico.

“Nossa proposta foi demonstrar a convergência de assuntos tradicionais da metalurgia com áreas de instrumentação e automação de processos”, informou o professor doutor, João Mota Neto.

O representante da WEG no sul de Santa Catarina, Rafael Nunes, participou da aula em dois momentos. No primeiro, fez uma palestra online, onde pode trazer alguns aspectos de soluções da indústria que envolvem a indústria 4.0. São resolutividades que podem ser aplicadas também em problemas de empresas da região.

Na segunda participação, no último sábado (10), Nunes veio dirigindo o veículo elétrico Voltz, da WEG, que pode ser observado por toda a turma. “Ele nos mostrou, na prática, a aplicação dos sensores embarcados no carro e os impactos tecnológicos na cadeia produtiva”, ressaltou Mota.

Os assuntos abordados na disciplina integram a matriz proposta pelo mestrado profissional, que procura aproximar cada vez mais a academia da indústria, integrando tecnologias e técnicas de processamento que podem auxiliar na tomada de decisões. As aulas envolveram atividades práticas com sensores digitais e analógicos a construção de circuitos eletrônico para condicionamento de sinal elétrico.

“Essa prática permitiu que eles construíssem circuitos eletrônicos integrados com sensores analógicos. Isso faz com que se promova o aprimoramento do pensamento crítico para analisar qual rota será implementada através da definição da grandeza física a ser medida”, destaca o professor.

O Mestrado Profissional em Engenharia Metalúrgica está com inscrições abertas para a nova turma de alunos. Mais informações estão disponíveis no site ou pelo telefone (48) 3431-7688, e-mail: [email protected]

Notícias Relacionadas

VÍDEO: Veja momento em que placa de atacadista despenca e quase atinge carro

Moradores registraram o momento em que toda estrutura vai ao chão com a força do vento

Crianças agora podem denunciar casos de violência por meio de aplicativo

A plataforma "Sabe - Conhecer, Aprender e Proteger" ainda explica os tipos de violência e o que fazer se a criança enfrentar determinadas situações

Ciclone em SC: Defesa Civil pede à população que evite sair de casa

Órgão informou que há registro de alagamentos, inundações, deslizamentos, enxurradas, quedas de postes, placas e árvores e queda de energia

Coopermila está entre as melhores distribuidoras de energia elétrica do país

Cooperativa de Eletrificação Lauro Muller ficou em terceiro lugar na categoria distribuidora que atende até 10 mil unidades consumidoras