Educação

Aulas alinhadas com a indústria são foco em Engenharia Mecatrônica

Atividades fazem parte da disciplina de Planejamento e Gestão de Manutenção

Divulgação

Entender o funcionamento da indústria e aplicar as técnicas de inspeção e roteiro de manutenção são fundamentais para o profissional que está conectado com seu trabalho. No curso de Engenharia Mecatrônica da UniSatc a proposta é desenvolvida na prática. O foco é fazer com que os alunos apliquem os conteúdos científicos de forma prática, usando os laboratórios de mecânica.

“Estimulamos eles a utilizarem as técnicas de inspeção e roteiro de manutenção na prática, como é na indústria. Para que o aprendizado seja realmente eficiente é necessário aproximar a realidade escolar com as realidades industriais que serão vivenciadas”, explicou o professor Anderson Daleffe. A atividade foi proposta na disciplina de Planejamento e Gestão de Manutenção e foi dividida em três etapas.

No primeiro momento os alunos aprenderam a confecção do relatório de manutenção. Conforme Daleffe, esse documento é importante para registrar as atividades desenvolvidas na prática da referida atividade na indústria. Na etapa seguinte, com base no conhecimento anterior, a aula trouxe o procedimento de manutenção, que é usado para padronizar as tarefas de manutenção nas empresas.

“Na última fase, eles puderam desenvolver a metodologia da ‘Sala de aula Invertida’, que é quando os procedimentos criados pelas equipes foram trocados. Cada grupo pode testar na prática a funcionalidade do documento desenvolvido pelos colegas. Esta é uma prática comum nas equipes de manutenção para validação e melhoria de documentos criados”, informou o professor.

A atividade foi concluída com um debate entre os acadêmicos, com ênfase na percepção dos alunos quanto a relevância da aplicação das técnicas de manutenção. Eles trataram ainda dos seus impactos sobre a produtividade das plantas industriais e na prevenção de problemas.

“São atividades que enriquecem o repertório dos alunos e converge com os interesses das empresas. Indiretamente, os acadêmicos desenvolvem as Soft skills, como trabalho em grupo e o pensamento crítico na resolução de problemas”, ressaltou o coordenador de Engenharia Mecatrônica da UniSatc, João Mota Neto.

Notícias Relacionadas

Repetição de incêndios às margens da BR-470 em SC intriga comunidade

Fogo em vegetação às margens da rodovia federal mobilizam bombeiros quase que diariamente nos últimos dias

Grave acidente deixa duas pessoas feridas na BR-470 em SC após veículo colidir em muro

O caminhão invadiu a pista contrária e colidiu no muro após o freio travar; uma caminhonete bateu na frente da carreta.

Homem com mandado de prisão ativo é detido em Criciúma

A Polícia Militar realizava patrulhamento de rotina no bairro Vila Manaus quando avistou o indivíduo com atitudes suspeitas

Alunas denunciam professor de karatê por crime de estupro em Içara

Boletins de ocorrência já foram abertos e o caso já está sendo investigado pela Polícia Civil