Educação

Aulas com foco no protagonismo do aluno auxiliam na evolução da comunicação do inglês

Metodologias ativas desenvolvidas pelo Colégio Satc destacam as vivências e objetivos que os estudantes almejam com a língua inglesa

Divulgação

A comunicação faz parte da vida de uma pessoa desde que ela nasce. Seja verbal, não verbal, visual ou escrita, o ato de comunicar-se é essencial para se transmitir algo ou alguma informação. E quando o assunto é falar outra língua, as dificuldades podem ser maiores. Para auxiliar a evolução da comunicação do inglês dos alunos, que o Colégio Satc desenvolveu metodologias ativas focadas no protagonismo dos estudantes. Onde são destacados os objetivos e vivências que cada um almejam com o aprendizado da língua inglesa.

As atividades de aprendizagem buscam mostrar para as crianças e adolescentes que ao aprender o inglês, eles poderão se conectar com tudo aquilo que se identificam. “Com os métodos de ensino desenvolvidos pelos nossos professores, conseguimos mostrar aos nossos alunos que eles podem viver o inglês no dia a dia, respondendo a eles onde podem o encaixar, em quais situações vão usá-lo e trazer a conversação para a rotina”, destaca a coordenadora de inglês do Colégio Satc, Beatriz de Medeiros.

A utilização da metodologia direta faz com que seja possível fazer uma imersão da língua inglesa em sala de aula. “Outra característica desta metodologia é o desenvolvimento das 4 habilidades: speaking (falando), reading (lendo), writing (escrevendo) e listening (ouvindo). Pegamos o melhor de cada metodologia e aplicamos, porém, posso afirmar que a abordagem comunicativa é alvo de todas as turmas”, informa a professora de inglês, Marina Lopes.

A colocação do estudante como protagonista das ações desenvolvidas em sala de aula faz com que cada um encontre os meios para ampliar seu nível de conhecimento. “Tudo que é de interesse dos alunos pode ser aprofundado com o inglês, seja para lazer, esportes, livros, jogos, conversar on-line, ouvir podcast e tudo isso contribui para serem cidadãos mais completos. Queremos que eles vejam que a língua inglesa não é apenas utilizada para a carreira profissional”, pontua Beatriz.

Aprendizagem na prática

A partir do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, as turmas regulares são divididas em duas, passando a terem dois professores que trabalham com maior proximidade dos alunos. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de aprender inglês através da plataforma Cambridge e no seu próprio nível.

“Nos preocupamos com o que cada aluno está aprendendo e queremos mostrar para eles que cada um pode avançar ao seu modo. O estudante pode ser fluente em inglês dentro do nível de conhecimento dele, desde o iniciante ao avançado, conseguindo falar com fluência o que está sendo designado para aquele nível”, reforça a professora.

Para que a evolução da aprendizagem seja constante, são utilizados jogos interativos, dinâmicas de grupo e material on-line para que os alunos encontrem suas habilidades. “Por isso que eu reforço, é importantíssimo a prática da língua inglesa em todos os níveis, para que, a cada etapa, os alunos conquistem sua fluência a partir das metodologias que desenvolvemos em conjunto”, enfatiza Marina.

Notícias Relacionadas

Homem é preso suspeito de tráfico de drogas em SC

A prisão do homem ocorreu na noite de sábado dia, 21, durante uma operação conjunta da Polícia Civil e Militar

Cinco suspeitos de tráfico de drogas são presos em SC

Prisões ocorreram por meio da "Operação Tarrafa" da Polícia Civil

SC monitora varíola do macaco após 90 casos confirmados em ao menos 12 países

Até o momento, não há registros de casos de varíola dos macacos no Brasil; vírus é semelhante ao da varíola humana, inclusive nos sintomas

Dívida de R$ 2 mil motivou tiros contra sargento da PM em SC

Policial Militar foi vítima de uma tentativa de homicídio na madrugada do último sábado (21); quatro suspeitos foram presos