Saúde

Aumenta o número de casos de Influenza A

Novos casos de Influenza A foram apontados no relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC divulgado nessa sexta-feira (12). A região da Amurel contabiliza nove pacientes com a doença.

Os municípios que apresentaram casos confirmados na região são: Tubarão, com três ocorrências; Sangão, com dois casos; Braço do Norte, Imbituba e Jaguaruna, com um caso cada.

De janeiro até o dia 6 de maio, foram confirmados 346 casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Santa Catarina. Destes, 52 (15%) foram confirmados para Influenza, sendo um (1,9%) pelo vírus Influenza A (H1N1).

Os municípios que apresentaram casos confirmados de SRAG pelo vírus Influenza no Estado foram: Joinville (9 casos), Blumenau (7 casos), Itajaí (5 casos), Florianópolis (4 casos), Mafra e Tubarão (3 casos cada), Palhoça e Sangão (2 casos cada), Águas Mornas, Balneário Arroio do Silva, Balneário Camboriú, Braço do Norte, Caçador, Capivari de Baixo, Chapecó, Gaspar, Imbituba, Jaguaruna, Jaraguá do Sul, Lages, Maravilha, São Miguel do Oeste e Tunápolis (1 caso cada), e dois casos residentes no Estado do Paraná.

Dos 52 casos de SRAG confirmados como influenza, 35 apresentaram algum fator de risco associado. Trinta e quatro evoluíram para a cura, dez ainda estão aguardando a evolução e oito pacientes morreram. Sete pacientes não fizeram uso do antiviral oseltamivir (Tamiflu) e 38 fizeram uso de antiviral em até cinco dias após o início dos sintomas de síndrome gripal (febre, tosse ou dor de garganta e pelo menos mais um dos seguintes sintomas: mialgia, cefaleia ou artralgia).

Óbitos

Até o dia 6 de maio, foram notificados 42 óbitos por SRAG, sendo oito casos confirmados pelo vírus Influenza A (H3N2), e 33 (trinta e três) tiveram resultado negativo para o vírus influenza A e B, classificados como SRAG não especificada, e um caso diagnosticado como SRAG por outros vírus respiratórios. Os óbitos ocorreram em pacientes residentes em Águas Mornas, Blumenau, Caçador, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages e São Miguel do Oeste.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Influenza A: novos casos são registrados em Braço do Norte e Imbituba

Secretaria de saúde esclarece dúvidas sobre a H1N1 e casos que aconteceram em São Joaquim

Óbito deixa população aflita no município.

Centenas de pessoas foram vacinadas da H1N1 com ação da secretaria de saúde de São Joaquim

Durante a campanha oficial, 85,91% do grupo chamado prioritário foi imunizado.

Amrec registra primeiro caso de Influenza A H3N2

A paciente tem 74 anos e deu entrada no hospital em 26 de abril. Ela foi internada e medicada com Tamiflu.