Sem Categoria

Autoridades buscam alternativas para melhorar abastecimento de água em Morro da Fumaça

Vereadores e prefeito receberam técnicos da Casan nesta quarta-feira, 25. Intenção é utilizar água das minas abandonadas

Foto: Marciano Bortolin / Comunicação Prefeitura deMorro da Fumaça

Foto: Marciano Bortolin / Comunicação Prefeitura deMorro da Fumaça

Pela segunda vez nesta semana, o abastecimento de água de Morro da Fumaça foi debatido. Nesta quarta-feira (25) vereadores e o prefeito Agnaldo Maccari (PSD), receberam profissionais da Casan para levantar alternativas para melhorar o fornecimento na cidade.

A principal possibilidade discutida é a perfuração de poços na mina de fluorita desativada no Distrito de Estação Cocal e reaproveitar a água existente em suas galerias. Técnicos da Casan perfuraram poços no local anteriormente, porém a água não pode ser aproveitada. Agora o geólogo Clóvis Savi, ex-funcionário da mineradora sugere que a perfuração seja feita antes que a água chegue nas galerias. “Podem ter ficado equipamentos, óleo, ou outras coisas poluentes no subsolo. Coletando antes disso, a possibilidade de utilização do liquido é maior”, salientou.

Como uma forma de complementar o abastecimento do município, que hoje vem da localidade de Rio Vargedo, em Treze de Maio, a água das minas supriria a demanda por pelo menos dez anos. “Vamos deixar claro que esta água será para atender as demandas da localidade de Mina Fluorita, do Distrito de Estação Cocal e dos bairros de Morro da Fumaça”, explicou o geólogo da Casan Lauro Zanatta.

Representaram o Legislativo fumacense os vereadores, Ademar Bertan (PSDB), Maria Bortolin (PT), Raimundo Marques, o Mundi e José Carlos Bortolin, o Calita, ambos do PMDB. “Não podemos deixar este assunto de lado. Vamos debater juntos com as demais autoridades, técnicos e empresa mineradora e buscar a melhor alternativa para atender os fumacenses”, falou Bertan.

Reunião com empresa mineradora

Depois do tema e das possibilidades explanados, os participantes do encontro decidiram por agendar uma audiência com a empresa mineradora. “A intenção é apresentar um projeto para que eles fiquem cientes de nossa intenção e possam colaborar com o abastecimento de Morro da Fumaça”, disse Calita.

Colaboração: Marciano Bortolin / Comunicação Prefeitura deMorro da Fumaça