Economia

Autorização para cooperativas de energia elétrica repassarem desconto deve sair em 30 dias

É neste prazo que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) analisará se permitirá, ou não, desconto aos consumidores

As cooperativas de energia elétrica que se enquadram no perfil de permissionárias esperam uma resposta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), sobre a possibilidade de repassarem o reajuste da tarifa aos consumidores. A redução de 20% foi anunciada pelo governo federal no começo deste ano.

Até o momento, conforme reportagems do jornal Notisul, apenas as concessionárias distribuidoras estão autorizadas a repassarem o benefício, como é o caso da Celesc. A expectativa era que a Aneel solucionasse a questão esta semana.

Porém, os documento exigidos pela agência para que as cooperativas requeressem o repasse do reajuste foi reunido somente agora, Com isso, a Aneel estima que o parecer da diretoria deverá sair em 30 dias.

Até o momento apenas a Cooperzem, em Armazém, e a Cegero, em São Ludgero, podem trabalhar com as novas tarifas a partir do próximo mês. Isso porque são consideradas unidades consumidoras. Para estas cidades, a redução não chegará ao percentual anunciado. Será de 6% em Armazém, e 13,7% em São Ludgero.

As outras cooperativas da região enquadram-se no perfil de permissionárias e precisam aguardar o parecer da Aneel. É o caso da Coorsel, de Treze de Maio; Cerbranorte, de Braço do Norte; Cerpalo, de Paulo Lopes; Cergral, de Gravatal; e Cergal, de Tubarão.