Saúde

Avaliação prática do soro contra veneno de abelhas é iniciada no Hospital Nossa Senhora da Conceição

Foto: Unisul/Divulgação/Notisul

Foto: Unisul/Divulgação/Notisul

 

O Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital Nossa Senhora da Conceição – HNSC e a Universidade do Sul de Santa Catarina, integrantes da Rede Nacional de Pesquisa Clínica do Ministério da Saúde, aceitaram e compõem a equipe que irá atuar no estudo Apis.

O convite partiu da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista – Unesp e por sua Unidade de Pesquisa Clínica – Upeclin. O ensaio clínico avaliará a capacidade neutralizante e confirmará a menor dose eficaz do soro antiapílico para o tratamento de múltiplas picadas de abelhas africanizadas Apis melífera. O objetivo é verificar a segurança do produto, analisar se não causa eventos adversos graves que possam ser mais importantes que seu benefício.

O soro, desenvolvido para o estudo, foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa e pelo Comitê de Ética em Pesquisa, está no Centro de Pesquisas Clínicas do HNSC. O início dos trabalhos está previsto ainda para este mês. Pacientes com mais de cinco picadas de abelha que derem entrada na emergência do HNSC serão convidados a participar do estudo. Tubarão é um dos três locais onde será realizado, além de Botucatu, em São Paulo, e Uberaba, em Minas Gerais.

Como um soro contra o veneno de abelhas nunca foi testado em seres humanos, é fundamental que isso seja feito. O objetivo secundário é verificar a eficácia, ou seja, se protege e evita mortes em pacientes com múltiplas picadas. Existe uma série de condições para que o paciente seja candidato a receber o produto, entre eles que seja vítima de mais de cinco picadas e maior de 18 anos.

No momento, a pesquisadora-chefe é a professora drª Fabiana Schuelter Trevisol e os subinvestigadores os médicos José Nixon Batista, chefe da emergência, e professor Daisson José Trevisol, coordenador do Centro de Pesquisa Clínicas do HNSC. O processo deve durar até 2018.

Com informações do Jornal Notisul