Geral

Avança possibilidade de instalação do Consulado Italiano em SC

Foto: Renata Bueno, o embaixador Antônio Bernardini, Eliane Starling do Comites de Brasília e o deputado Vicente Caropreso

O embaixador da Itália, Antônio Bernardini, recebeu a Carta de Santa Catarina, subscrita pelos deputados da Alesc, a qual solicita a instalação do Primeiro Consulado Italiano de Carreira em Florianópolis.

A entrega ocorreu em Brasília, onde o deputado estadual Vicente Caropreso esteve na última quarta-feira (7), durante recepção na Embaixada em comemoração ao Dia Nacional da Itália. De acordo com o parlamentar, o embaixador é favorável à instalação, assim como o ministro conselheiro Filippo La Rosa. “Fomos elogiados pela iniciativa que não é só nossa, mas da comunidade italiana que vive em Santa Catarina e o embaixador nos garantiu que encaminhará o pedido e nos responderá assim que possível”, comentou o parlamentar.

Na carta são elencados os principais motivos pelos quais o pedido é justo, dentre elas, a significativa presença de descendentes de italianos no Estado e a busca frequente pelo reconhecimento da cidadania. Além disso, a dificuldade de operacional das demandas do Consulado de Curitiba, e também sobre os benefícios às relações econômicas entre Santa Catarina e a Itália.

No dia 25 de abril, Caropreso que coordena os trabalhos parlamentares para a instalação do Consulado, promoveu um café da manhã em seu gabinete que contou com a presença de 11 deputados estaduais de origem italiana e representantes de entidade ligadas a causa. Na oportunidade ficou acertado o envio da Carta de Santa Catarina à Itália com o intuito de conseguir o mais rápido possível a instalação.

Notícias Relacionadas

Foragido por tráfico é capturado durante abordagem da PM em Jaguaruna

Jovem de 21 anos tinha mandado de prisão em aberto e foi encaminhado ao sistema prisional

Moto é furtada em segundos após ser deixada com chave na ignição em Laguna

Vítima entrou em padaria e, ao retornar, não encontrou mais o veículo; suspeitos fugiram em direção ao sul

Câmeras flagram homem durante assalto a supermercado, em São Joaquim

Crime foi registrado por volta das 19h deste sábado, dia 14, e mobilizou a Polícia Militar na Serra Catarinense

Bope vence RZ Automóveis e conquista o Suíço da Zona Sul do Rincão

Equipe faz 2 a 0 na final no Balneário Rincão; Beto Cachoeira, atacante do Criciúma, marcou de pênalti