Geral

Avenida Getúlio Vargas, em Braço do Norte, é inaugurada

Foi inaugurada, no início da noite desta sexta-feira (6) a Avenida Getúlio Vargas, em Braço do Norte. A obra era esperada pelos moradores há mais de 30 anos e é a principal ligação entre o centro da cidade e a comunidade do Pinheiral, servindo também para o escoamento da produção agrícola da região.

A placa de inauguração, que fica em frente a Escola Municipal Professor Antônio Rohden, foi descerrada na presença de seu Vicente Della Giustina, que doou, há muitos anos, um terreno para finalizar a rua e sempre desejou ver o asfaltamento. Participaram do ato o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, do secretário da ADR, Roberto Kuerten Marcelino, dos deputados Ada de Lucca e José Nei Ascari, além do prefeito, Ademir da Silva Matos, do vice-prefeito, Charles Bianchini, do presidente da Cebranorte, Antonio José da Silva, o Toninho, secretários municipais, vereadores e outras autoridades do município.

Em um segundo momento, em um palanque montado no final da avenida, as autoridades salientaram a importância da obra. Representando os moradores, o empresário Alexandre Turazzi, agradeceu aos envolvidos e aproveitou para solicitar a pavimentação da entra da Cohab Nega Virgínea, que fica próximo ao local.

O secretário da ADR, Roberto Kuerten Marcelino, ressaltou o valor da parceria entre Governo do Estado e Prefeitura. "Palavra dada é palavra cumprida, como gosta de dizer o nosso governador Raimundo Colombo. Novos pleitos virão e o importante é ter o empenho do gestor comprometido com a população", salientou. Beto lembrou ainda que a Avenida Getúlio Vargas dá acesso ao Pinheiral e que esta estrada dá acesso à rua Verino Fortunato Coan, no bairro Rio Bonito, que está próxima de um financiamento, e que esta rua dará acesso à SC-370, que recebeu melhorias do Governo do Estado há pouco tempo. Ele também ressaltou a estrada da Serra do Corvo Branco e o empenho para a construção de uma nova ponte em São Ludgero.

Para o prefeito Ademir da Silva Matos, é um sonho realizado. "Quero agradecer ao Eduardo e ao governador Raimundo Colombo, que entenderam a importância desse compromisso assumido com o desenvolvimento de Braço do Norte", disse. Segundo ele, as obras foram possíveis graças ao empenho de muitas pessoas, principalmente do Governo do Estado, que buscou a parceria com a Fundam. "Nós temos em Braço do Norte mais de 40 milhões investidos pelo Governo do Estado, mais uma vez com o esforço e união que deu certo", finalizou.

O vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, ressaltou a beleza e a funcionalidade da obra. "Com certeza vai ser um cartão de visitas do município de Braço do Norte. Ele comentou, também, sobre o investimento no saneamento básico do município, na ordem de R$ 22 milhões. "É uma obra vital para a qualidade de vida. O saneamento básico preserva a saúde das pessoas e isto está sendo enterrado nesta cidade por mais de 30 quilômetros de tubos e drenos, numa obra que vai se refletir no futuro desta cidade", concluiu.

Obras

O projeto da Avenida Getúlio Vargas contempla 1,3 quilômetro de extensão, com execução de serviços de infraestrutura, drenagem, execução de caixa coletora, travessia de rede de energia, tampa de ferro, remoção de meio fio, remoção de pavimento de paralelepípedos, base de passeio público com acessibilidade, saneamento e demolição de concreto simples. Além de importante inclusão de ciclovia e pista de caminhada.

As obras, executadas pela Setep e que tem o valor total de R$ 4,2 milhões, com investimento de recursos do Governo do Estado, através do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), iniciaram em 24 de junho de 2014.

Além disso, toda extensão da avenida recebeu uma nova iluminação com tecnologia LED, em parceria com a Cerbranorte, que além de proporcionar uma melhora na visibilidade, contribui com a redução do consumo de energia.

Texto: Suham Dellatorre/Sul in Foco

  • 1207c89242def640b4abd062613b5ee0
  • d8624d4534d7d27d3ce3ca8ed7e05837
  • 7ac3424aec5b9fbda4e5774632ccc33f
  • 93156d6535f4cf9d90c8eaa914a6a9c2
  • b66ce83568e0457bd95beed0a463564b
  • 68d2afda23f4fbffd1180217fb14e0b5
  • ab0fa2fb2beb82bc155182efa30678db