Geral

Avicultores e sindicato fazem panfletagem na porta da JBS em Forquilhinha

Ação de panfletagem na porta da empresa JBS, em Forquilhinha, foi para conscientizar trabalhadores sobre a situação do setor

Foto: Ana Paula Cardoso/Engeplus

Foto: Ana Paula Cardoso/Engeplus

A tarde desta sexta-feira em Forquilhinha foi marcada por uma ação que uniu representantes da Associação de Avicultores do Sul Catarinense e do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Alimentação na frente da sede da empresa JBS (antiga Seara/Marfrig Alimentos). Conforme o site Engeplus, eles aproveitaram a troca de turno das 12h30min para panfletear e colar cartazes e deixar os colaboradores empresa de alimentação informados sobre a negociação salarial deles e a luta por valorização e redução de custos dos produtores de aves para os produtores.

De acordo com o vice-presidente da Associação de Avicultores do Sul Catarinense, Walmir Fontanella Fabro, desde o final do mês de outubro a empresa, sindicato e avicultores negociam uma lista de reivindicações com 19 itens, mas até agora, após uma reunião na presença do Ministério Público do Trabalho e outra em um hotel em Criciúma, não houve acordo. " É preciso rever o custo de produção e a melhora na remuneração dos avicultores, o que hoje é muito baixo, não entendemos o desligamento de avicultores nos últimos meses, a JBS não nos deu explicações. No dia 23 teremos uma assembleia geral para discutir uma possível paralisação. Não houve nenhum sinal positivo por parte da empresa", frisa Fabro.

O presidente da Associação, Emir Tezza,  afirma que a mobilização reforça a união de trabalho do sindicato e da associação. O presidente do sindicato, Célio Elias, salienta que duas assembleias com os colaboradores estão programadas para a próxima semana: uma dia 11, próxima segunda-feira em Forquilhinha e Nova Veneza, e a outra dia 12, em Morro Grande.