Geral

Avicultores intensificam união durante 1ª Agrofest de Morro Grande

Foto: Correio do Sul

Foto: Correio do Sul

A diretoria provisória da Associação dos Avicultores do Sul de Santa Catarina teve participação na 1ª Agrofest de Morro Grande, com a realização do 1º Encontro de Avicultores no município. Com 43 produtores e ainda uma das unidades da JBS alimentos, Morro Grande é destaque na região como o terceiro em número de aviários. Tendo na criação de aves a sua principal atividade econômica, o município recebeu a quarta reunião preparatória para a formação da Associação dos Avicultores.

"Além do grande número de famílias ligadas à produção, temos ainda centenas de funcionários do frigorífico que são de Morro Grande, assim, vimos a participação de nosso município como fundamental na formação dessa associação", declarou em entrevcista para o jornal Correio do Sul, o produtor e vereador Anilson Dalmolin, um dos representantes da entidade no município.

Em sua abertura, o 1º Encontro de Avicultores contou com a participação do prefeito Valdo Rocha e de outras autoridades locais. "Já recebi em meu gabinete representantes da diretoria, conversamos muito a respeito da associação e sabemos da sua importância. O objetivo não é prejudicar a indústria, mas unir os avicultores para buscar mais facilmente os objetivos dos nossos agricultores", afirmou o prefeito.

Segundo a diretoria, já são mais de 250 inscritos até o momento, representando 21 municípios das três microrregiões do Sul de Santa Catarina. Conforme Anilson, no início havia um medo de ser punido pela empresa por parte dos proprietários de aviários, mas ao serem melhores informados a respeito da associação, aderiram e apoiaram a iniciativa.

Cerca de 80 produtores estiveram no 1º Encontro dos Avicultores e demonstraram ainda a preocupação com o êxodo dos jovens no meio rural, que trocam o trabalho dos pais pelas vagas oferecidas pelas indústrias e comércios da cidade.