Show aéreo da Esquadrilha Fox encerrou o centenário da cidade com emoção e um espetáculo de tirar o fôlego.
Foto: Gregori Flauzino
O céu de Criciúma foi transformado em tela neste domingo (9). Em homenagem aos 100 anos de emancipação político-administrativa do município, a Esquadrilha Fox realizou um show aéreo que emocionou milhares de pessoas no Parque das Nações.
O trio de pilotos da reserva da Força Aérea Brasileira, Luiz Alberto Pereira Bianchi, Áttila Raymundo da Silva Filho e Jorge Kersul Filho, levantou voo do Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha, e poucos minutos depois já riscava o céu com acrobacias sincronizadas e manobras milimétricas.
O ponto alto veio no final da apresentação: os aviões desenharam um grande coração e o número “100” sobre a cidade, em uma homenagem simbólica e poética ao centenário de Criciúma.
Foto: Gregori Flauzino
“Foi um espetáculo à altura da nossa história. A programação dos 100 anos foi pensada para deixar marcas na memória dos criciumenses”, afirmou o prefeito Vagner Espindola, após o evento.
Antes do show aéreo, o público acompanhou o desfile das forças de segurança e visitou a exposição Anjos da Guarda, que reuniu 25 instituições, entre elas Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Exército e Força Aérea Brasileira.
Foto: Gregori Flauzino
A presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Cristiane Maccari Uliana Zappelini, havia adiantado ao Sul In Foco, em entrevista na véspera, que a expectativa era grande.
“Hoje a gente fecha com chave de ouro a Quermesse e também os eventos do Centenário. Teremos o desfile das forças de segurança, a exposição Anjos da Guarda e, para encerrar, a Esquadrilha Fox, que veio especialmente para emocionar o público.”
E emocionou. Mais de 30 mil pessoas acompanharam o espetáculo. O engenheiro Eduardo de Oliveira Nosse assistiu à apresentação com a família e resumiu o sentimento coletivo. “Meu filho ficou encantado. Foi um momento incrível em família. Amo Criciúma e tenho orgulho da nossa história.”
O encerramento das comemorações teve ainda o show da banda Dazaranha, que embalou o público e fechou com música as comemorações.
Foto: Gregori Flauzino