Geral

Bailarino de Tubarão conquista medalha de bronze em festival internacional

Foto: Reprodução Jornal Diário do Sul

Foto: Reprodução Jornal Diário do Sul

O bailarino tubaronense Ivan Sehnem Duarte, de 19 anos, conquistou a medalha de bonze em um dos maiores festivais de dança do mundo, o USA International Ballet Competition, realizado em Jackson (Mississippi, nos Estados Unidos). Ivan competiu contra 109 bailarinos participantes do festival. 

O bailarino apresentou números de Dom quixote, Esmeralda, Raymonda, Acteon, Serious e Field Boy. Nas duas primeiras colocações ficaram dois bailarinos coreanos. 

Conforme reportagem do jornal Diário do Sul, nem mesmo Ivan acreditava que conseguiria chegar tão longe. Do mundo todo, somente 109 bailarinos foram aprovados para participar do festival. Na categoria sênior, a qual pertence Ivan, somente 11 bailarinos foram aprovados. Em todo o evento, somente três brasileiros foram classificados. Para participar era necessário enviar um vídeo.

O bailarino está desde o dia 8 nos Estados Unidos e deve retornar hoje (29) ao Brasil.

Ivan já havia provado seu talento ao conquistar o primeiro lugar na Mostra Competitiva do Festival de Dança de Joinville em 2012. Ele disputou na categoria Balé Clássico de Repertório (Variação Masculina – Avançada). Com apenas quatro meses de ensaios da variação de Dom Quixote, o bailarino tubaronense venceu outros seis rapazes. 

A professora de balé de Tubarão Laura Macedo foi quem descobriu o talento de Ivan e lhe deu a primeira bolsa de estudos. Com apoio de Laura, o jovem começou a se profissionalizar.