Geral

Bailarino de Tubarão passa por grandes companhias

Foto: Arquivo Pessoal/DS

Foto: Arquivo Pessoal/DS

Apaixonado pela dança, pelos palcos e holofotes, o bailarino tubaronense Ivan Sehnem Duarte, 21 anos, já participou de grandes companhias de balé nos Estados Unidos, como Orlando Ballet, Sarasota Ballet e Cirque du Soleil. Em férias na casa dos pais, na Cidade Azul, o retorno para solo norte-americano, onde mora desde 2014, está previsto para agosto.

Desde que foi para lá, foram diversas as experiências na profissão que decidiu seguir e, principalmente, em grandes companhias. “Muitas oportunidades surgiram e a crítica americana sempre me citou como destaque. Fiz audições para companhias maiores, participei de espetáculos, como ‘Dom Quixote’, com direção de Suzan Jones, e trabalhei por três meses no Cirque du Soleil. No circo, aprendi acrobacias e as apresentações eram no espetáculo ‘La Nouba’, em Orlando. Foi uma troca de experiências muito grande, pois como bailarino aprendi com os artistas circenses, e eles, comigo”, conta Ivan.

O jovem diz que para fazer o cigano em “Dom Quixote” precisou mudar a aparência. “A diretora disse que para eu fazer o personagem precisava deixar o cabelo crescer e pintar de preto. É um personagem forte, marcante, alto. Eu sou baixo, tenho aparência diferente da do personagem, mas mesmo assim fui escolhido pela técnica no balé, pela minha força e maturidade cênica”, explica o tubaronense.

No que se refere à escolha da profissão, Ivan diz que preconceito sempre houve. No entanto, nunca se sentiu abalado. “O preconceito sempre existiu, mas sou uma pessoa decidida. Tenho decisões fortes e algumas até me fizeram sofrer, mas nunca me deixei abalar pelo que os outros falam ou pensam. Além disso, meus pais me apoiam, apesar de meu pai querer que um dia eu ainda faça Medicina”, brinca Ivan.

“O bailarino precisa ter o corpo preparado, pois precisa mostrar força sem ter força, e ser bom em tudo. O balé é movimento com sentimento para tocar o coração das pessoas. Sou apaixonado pelo que faço e quero me aperfeiçoar o máximo que puder para, futuramente, poder transmitir isso aos futuros bailarinos. Pretendo um dia voltar para Tubarão para lapidar talentos daqui”, acrescenta o jovem.

Neste fim de semana, ele irá ministrar o Curso de Inverno voltado a crianças e jovens na Cia. de Balé Laura Macedo. Na ocasião, serão abordados alongamentos, fortalecimentos e técnicas básicas e intermediárias em balé clássico. O investimento para crianças de sete a 12 anos é de R$ 120, e para acima de 12, R$ 150. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (48) 3622-0531.

Com informações do Jornal Diário do Sul