Geral

Baja 2017 ganha forma na Satc

Projeto desenvolvido pela Engenharia Mecânica se prepara para nova disputa.

Baja 2017 ganha forma na Satc2

Foto: Comunicação Satc

Um carro que aguente estradas esburacadas, com obstáculos, que tenha boa aerodinâmica e velocidade. Nos planos da equipe Baja Satc está um veículo resistente. Ainda melhor que o de 2016. O grupo de acadêmicos e professores do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Satc trabalha para deixar o carro perfeito.

Desde o mês de março, 20 alunos e três professores atuam no projeto. O foco é novembro, na disputa da etapa regional Sul do Baja SAE Brasil. A prova, que ocorre na Universidade de Passo Fundo – UPF, reúne os veículos criados pelos estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica dos três estados.

No ano passado, disputando com outras 24 equipes, o Baja Satc ficou em terceiro lugar geral na competição e levou o primeiro na disputa do enduro, uma das provas mais importantes. “Agora estamos na fase de montagem da nova estrutura do carro. Cada estrutura pode ser usada por dois anos e por isso temos que fazer uma nova”, explicou o capitão da equipe da Satc, o acadêmico Gabriel Angeloni.

Produzido com recursos do curso de Engenharia Mecânica, o projeto busca apoiadores. Segundo o professor Fábio Peruch, as empresas Usipe, Budny e Tecspeed já são incentivadoras. “Procuramos por novos parceiros. Empresários que queiram apoiar o projeto não com recursos financeiros, mas com peças, acessórios e suporte durante o processo de fabricação, usinagem ou corte”, ressaltou.

Esse será o oitavo ano que o Baja Carvoeiro entra na disputa. O novo projeto inclui melhorias na estrutura. “A medida que mudamos a estrutura é preciso fazer alterações também na suspensão e no motor, por exemplo”, afirmou o coordenador do projeto, professor Adelor Costa.

Baja 2017 ganha forma na Satc3

Foto: Comunicação Satc

Angariar recursos

No dia 23 de julho, será realizada a paella do Baja. A organização é dos acadêmicos e professores de Engenharia Mecânica. O evento, que começa às 12h na sede da Associação de Funcionários da Satc, tem ingressos a R$ 25,00. O cardápio é a cargo do chef Motta. Ingressos podem ser adquiridos com os organizadores ou na secretaria de Engenharia Mecânica.

Além disso, o grupo prepara uma rifa para o segundo semestre. “Essas ações são para arrecadarmos recursos para aplicar na construção do Baja”, afirmou Angeloni.

Colaboração: Comunicação Satc

  • Baja 2017 ganha forma na Satc
  • Baja 2017 ganha forma na Satc2
  • Baja 2017 ganha forma na Satc3
  • Baja 2017 ganha forma na Satc4

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Ministro de Minas e Energia defende futuro sustentável para setor energético em palestra na Satc

Durante visita à Satc, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

Aluna Satc é campeã brasileira de Xadrez Blitz