Geral

Baja Satc participa de competição nacional da SAE/Brasil

Equipe de Engenharia Mecânica da Faculdade Satc estará presente pela primeira vez na competição. O Baja Satc é um carro desenvolvido pelos acadêmicos.

 

Foto: Divulgação/SATC

Na bagagem, além de parafusos e chaves, a turma de Engenharia Mecânica da Faculdade Satc leva mais expectativa, emoção e a certeza de novos aprendizados. “Vamos aprender ainda mais, evoluir na concepção do projeto e fazer um carro ainda mais competitivo”, define o acadêmico Guilherme Ronzoni Rosso. O jovem Guilherme, de 18 anos, é o piloto do Baja Satc e levou o veículo off-road a desbravar caminhos na etapa sul do Baja SAE/Brasil. Agora, o desafio é outro. A turma levará o carro à disputa nacional.

Em fevereiro de 2018, a equipe da Satc estará no Baja SAE/Brasil em São José dos Campos (SP) na competição que reúne as melhores faculdades de Engenharia Mecânica do país. “É uma oportunidade única. Sabemos que a disputa é de alto nível, mas vamos trabalhar muito”, garante o professor Adelor de Costa. Além desse relacionamento com colegas de outras instituições de ensino, a participação no projeto Baja faz com que o aluno se torne um engenheiro mais completo, aprendendo a fazer projetos, orçamentos e testes de materiais.

O Baja Satc é um carro totalmente desenvolvido pelos acadêmicos de Engenharia Mecânica. Desde a concepção do projeto, produção de peças, testes e ajustes, tudo é feito por alunos e professores. Nos últimos oito anos a equipe esteve na disputa regional Sul, realizada na cidade de Passo Fundo (RS). Em novembro passado, a turma voltou de lá com a 5ª posição na classificação geral e dois primeiros lugares, no enduro e na prova que avalia suspensão e tração. Uma das novidades apresentadas foi a produção de peças feitas com a impressora 3D que está instalada no laboratório Pronto da Satc.

“Na etapa de Passo Fundo estava ainda conhecendo o carro. Agora estou mais acostumado”, afirma Guilherme. A etapa nacional ocorre entre 22 e 25 de fevereiro em São José dos Campos. Viajam 20 alunos e quatro professores de Engenharia Mecânica.

Colaboração: Assessoria de Imprensa SATC

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Ministro de Minas e Energia defende futuro sustentável para setor energético em palestra na Satc

Durante visita à Satc, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

Aberta ao público externo, Feira da Empregabilidade Satc aproxima empresas de futuros colaboradores

Mais de 20 empresas da região estarão presentes para dois dias de conversas com candidatos a novos empregos