Segundo o Corpo de Bombeiros de SC, 13 pessoas conseguiram saltar antes da queda na manhã deste sábado (21)

Foto – Divulgação
O sábado (21) começou com uma tragédia em Praia Grande, no Extremo Sul de Santa Catarina. Um balão de ar quente pegou fogo durante o voo e caiu nas proximidades de um posto de saúde na comunidade de Cachoeira, às margens da SC-108. De acordo com a atualização mais recente do Corpo de Bombeiros Militar, oito pessoas morreram no acidente. Outras duas seguem desaparecidas.
O balão transportava 23 pessoas no momento da queda. Treze delas conseguiram saltar a tempo e sobreviveram.
Segundo o tenente Eduardo Henrique Ribeiro, comandante dos Bombeiros de Sombrio, o incêndio começou ainda durante o voo:
“O balão teria incendiado em pleno ar e acabou caindo sobre o posto. As equipes confirmaram inicialmente quatro óbitos, mas infelizmente o número subiu. Seguimos nas buscas por desaparecidos.”
O helicóptero Águia da Polícia Militar foi acionado para auxiliar no resgate, assim como viaturas de combate a incêndio e ambulâncias. A operação de buscas e atendimento segue ativa no local.
A Prefeitura de Praia Grande divulgou uma nota oficial lamentando a tragédia, manifestando solidariedade às vítimas e afirmando estar atuando em conjunto com o Governo do Estado e as forças de segurança. Equipes municipais também foram mobilizadas para prestar apoio às famílias.
Nota da Prefeitura de Praia Grande:
“A Prefeitura de Praia Grande manifesta sua solidariedade às famílias envolvidas no acidente com balão ocorrido na manhã deste sábado, 21 de junho. O município está acompanhando a ocorrência — que segue em andamento — juntamente com o Governo do Estado e as forças de segurança. Equipes municipais foram mobilizadas para prestar atendimento às famílias e colaborar na apuração dos fatos.”
Outras prefeituras também se solidarizaram. A administração municipal de Criciúma emitiu um comunicado oficial:
Nota da Prefeitura de Criciúma:
“A Prefeitura de Criciúma manifesta sua mais profunda solidariedade ao município de Praia Grande e a todas as famílias impactadas pela tragédia que abalou a cidade. Neste momento de dor, nos unimos em pensamento e oração às vítimas, seus familiares e toda a comunidade local. Que haja acolhimento, força e união para enfrentar esse cenário tão difícil. Criciúma se coloca à disposição para colaborar com o que for necessário. Nossa cidade está com vocês.”
O Governo de Santa Catarina divulgou nota oficial lamentando a tragédia:
“O Governo de Santa Catarina lamenta profundamente o trágico acidente com um balão de ar quente, ocorrido na manhã deste sábado, 21, em Praia Grande. Estamos todos consternados com essa tragédia. As equipes seguem prestando todo o apoio necessário às famílias”, afirmou o governador Jorginho Mello.
Além disso, a nota reforça que o Estado está mobilizado para garantir o atendimento e assistência às vítimas e familiares neste momento de dor.
Agora, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) também se pronunciou. Em nota assinada pela procuradora-geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, o órgão manifesta profundo pesar pelas vítimas e confirma que vai investigar as circunstâncias do acidente.
Nota do MPSC:
“Neste momento de dor, o MPSC se solidariza com os familiares e amigos das vítimas e informa que a Promotoria de Justiça de plantão está acompanhando a situação e que serão apuradas as responsabilidades relacionadas ao caso. A dor causada por essa tragédia afeta a todos, e o MPSC reforça que acompanhará os desdobramentos no âmbito criminal e cível.”
A ocorrência está estabilizada, mas as investigações sobre as causas da tragédia seguem em andamento.
Veja o vídeo da queda:
Veja a fala de Jorginho Mello sobre a ocorrência: