Geral

Baleia com mais de cinco toneladas é enterrada em Imbituba

Baleia da espécie jubarte foi enterrada, nesta sexta-feira, em Imbituba; mamífero foi encontrado em avançado estado de decomposição.

Divulgação

O município de Imbituba, por meio da Sema Secretaria Municipal de Meio Ambiente) e da Sedap (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e da Pesca), conseguiu, na tarde desta sexta-feira (22), enterrar a baleia da espécie Jubarte, que apareceu morta, já em estado de decomposição, no costão norte da Praia de Itapirubá.

O animal tinha cinco toneladas, cinco metros de comprimento e surgiu na praia no último domingo (17).

De lá pra cá, uma força-tarefa, que envolveu os pescadores da região, foi realizada para tentar remover e enterrar o mamífero. Mas, o mar agitado e a força do vento atrapalharam o trabalho. As condições adversas impediram a retirada da baleia pelo mar e pela terra.

Com auxílio dos pescadores e com o apoio do Programa de Monitoramento de Praias, da APA da Baleia Franca e do Instituto Australis, as equipes e máquinas da Prefeitura de Imbituba conseguiram remover o animal do canto norte e enterrar na Praia de Itapirubá.

Com informações do site ND Mais

Notícias Relacionadas

Filhote de baleia é encontrado morto em praia de Laguna

Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, é o primeiro encalhe desta espécie na região neste ano.

Banhistas salvam filhote de baleia encalhada em Araranguá; VEJA VÍDEO

Inicialmente, os banhistas pensaram que o animal estava morto, mas descobriram que continuava com vida e iniciaram a força-tarefa.

Tubarão: 15 toneladas de carne são apreendidas em fiscalização da Vigilância Sanitária em açougue

Fiscais encontraram os produtos sem o registro de inspeção municipal.

Monitoramento aéreo registra 36 baleias-francas no litoral de SC