Norte

Baleia de 20 toneladas morre após encalhar em praia de SC

Animal de 12 metros de comprimento foi monitorado durante a madrugada, mas não resistiu e morreu por volta das 6h desta sexta-feira, em São Francisco do Sul.

Divulgação

Uma baleia, da espécie jubarte, morreu na manhã desta sexta-feira (11) após encalhar em uma praia de São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina. O animal, de 12 metros de comprimento e 20 toneladas encalhou na noite de quinta (10) na Praia Grande, foi monitorada durante a madrugada, mas não resistiu e morreu por volta das 6h.

O projeto de Monitoramento de Praias (PMP) irá fazer a necropsia do animal para investigar as causas da morte. Quando encontrada, a baleia estava bastante magra, com batimento cardíaco fraco e com grande quantidade de piolhos de baleia.

Com a ocorrência desta sexta, seis baleias já encalharam no litoral catarinense durante este ano. No Brasil foram 69 ocorrências, segundo o Projeto Baleia Jubarte.

A Bahia lidera no ranking com mais ocorrências no país. Foram 22 até dezembro. Logo atrás está o Espírito Santo, com 17 animais. Onze foram encontrados no Rio de Janeiro, oito em São Paulo, três em Pernambuco e uma em Alagoas e uma no Rio Grande do Norte.

Com informações do G1 SC