Geral

Baleia é encontrada amarrada em rede em Laguna

Esse é o terceiro encalhe de baleia registrado entre Laguna e Imbituba, neste ano.

Divulgação/Labzoo UDESC

Uma baleia Jubarte (Megaptera novaeangliae) foi encontrada morta e enrolada em uma rede na praia do Mar Grosso em Laguna nesta terça-feira (31). Esse é o terceiro caso registrado entre Imbituba e a cidade do Sul de Santa Catarina. Esse é o 50° encalhe registrado em SC e o 150° registrado no Brasil.

Os outros dois encalhes de baleia jubarte no Sul de SC, neste ano, foram registrados na praia da Ribanceira, em Imbituba e na praia de Itapirubá do Sul em Laguna.

De acordo com informações da equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS)/Udesc a baleia é um macho juvenil com aproximadamente seis metros de comprimento.

A baleia foi encontrada enrolada em uma rede de emalhe, em avançado estado de decomposição. A equipe já coletou algumas amostras para realizar a necropsia do animal.

Divulgação/Labzoo UDESC

O projeto

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

O projeto é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A UDESC monitora o Trecho 1 compreendido entre Laguna e Imbituba, e recebe animais para reabilitação e necropsia do Trecho 2, compreendido entre Imbituba e Governador Celso Ramos.

Divulgação/Labzoo UDESC

Com informações do site ND Mais

Notícias Relacionadas

Rede de Centros de Inovação de SC impulsiona o ecossistema tecnológico mesmo em ano de pandemia

Os resultados dos centros de inovação do estado e parcerias privadas demonstram que essas iniciativas têm contribuído para o desenvolvimento econômico regional, promovendo a geração de emprego e renda.

Caminhoneiro de Siderópolis morre eletrocutado após caçamba encostar em rede elétrica

Acidente aconteceu em uma via lateral, às margens da BR-290, no Rio Grande do Sul. Fábio Carminatti de 37 anos morreu no local.

Filhote de baleia é encontrado morto em praia de Laguna

Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, é o primeiro encalhe desta espécie na região neste ano.

Coorsel alerta sobre roubo de transformadores e perigo com a rede de alta tensão

Os roubos foram registrados no interior do município de Pedras Grandes e tem prejudicado o fornecimento de energia elétrica para os associados.