Seis postos da PRF participaram da escolta para agilizar o transporte do animal. Até a Guarda Municipal de Florianópolis entrou na operação.
Foto: Reprodução
Uma baleia do gênero Kogia encontrada encalhada em Balneário Gaivota mobilizou uma grande operação pela BR-101 nesta segunda-feira (14). Depois dos primeiros cuidados ainda na praia, o animal precisou ser levado até Florianópolis. Seis postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) participaram da escolta, que ajudou a reduzir o tempo de viagem e permitiu que a baleia chegasse viva à Capital.
O atendimento começou pela manhã, quando a equipe da ONG Educamar foi acionada. O animal foi estabilizado na praia e preparado para o transporte até a Associação R3 Animal, no Parque Estadual do Rio Vermelho.
Segundo a bióloga Suelen Santos, presidente da ONG Educamar, o deslocamento era uma das etapas mais delicadas do resgate. Por causa das condições da baleia, era necessário percorrer o trajeto com rapidez e segurança.
Foto: Reprodução
A PRF mobilizou seis postos entre o Sul de Santa Catarina e Florianópolis para acompanhar a passagem do veículo e abrir caminho pela BR-101. Na chegada à Capital, a Guarda Municipal também participou.
“Foi uma escolta gigantesca. Seis postos da PRF estiveram envolvidos e até a Guarda Municipal de Florianópolis ajudou. Graças a isso, o animal chegou vivo”, contou Suelen.
Foto: Reprodução
Depois da viagem, a baleia foi entregue à equipe da R3 Animal, onde recebe atendimento especializado e passa pela etapa de reabilitação.
O animal foi identificado inicialmente como pertencente ao gênero Kogia, que reúne o cachalote-pigmeu e o cachalote-anão. A definição da espécie depende de avaliação técnica.
A comunidade de Balneário Gaivota também ajudou durante o resgate, principalmente no isolamento da área enquanto as equipes trabalhavam na praia.
A partir de agora, o estado de saúde e a evolução do animal serão acompanhados pela equipe responsável pela reabilitação em Florianópolis.