Sem Categoria

Baleia-jubarte é encontrada morta em praia de SC

Esta foi a primeira ocorrência registrada em 2021. Desde 2015, pelo menos 11 encalhes foram atendidos pelo Projeto de Monitoramento de Praias na região Norte de SC

Divulgação

Uma jovem baleia-jubarte foi encontrada morta em Itapoá, no Litoral Norte catarinense, na tarde do último domingo (6). O animal media cerca de sete metros de comprimento e estava em avançado estado de decomposição, segundo a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP).

A baleia, cujo nome científico é Megaptera novaeangliae, era uma fêmea jovem e estava encalhada à deriva na região praiana.

Em razão das condições climáticas, foi necessário aguardar o recuo da maré para primeira avaliação do animal. Em paralelo, foi realizado o isolamento da área e conversa com a comunidade presente.

O animal precisou ser ancorado para impedir sua deriva durante o período noturno. Na manhã desta segunda-feira (7), a equipe envolvida na operação de necropsia se deslocou ao município para realização do procedimento. As causas da morte ainda estão sendo investigadas.

Desde 2015, início do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS) foram registrados 11 encalhes desta espécie na região norte de Santa Catarina, trecho monitorado pela Univille, sendo este o primeiro caso da temporada 2021.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da Previdência Social

Morte de cão encontrado sem vida pendurado em portão de casa é investigada em SC

Animal estava preso pelo pescoço e havia morrido instantes antes de ser achado por equipe de resgate. Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil em Itapema.

Tigre apresenta oficialmente atacante Allano

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.