Geral

Baleias-francas começam a chegar ao litoral de Santa Catarina

A primeira avistagem desta temporada de uma baleia-franca adulta com registro em vídeo ocorreu na praia do Rosa, em Imbituba

Foto: Marcelo Farias Jr/ Instituto Australis

As baleias-francas já começam a chegar ao litoral catarinense para ganhar e amamentar os filhotes. Os primeiros indivíduos foram vistos nas praias do Sul catarinense.

A primeira avistagem desta temporada de uma baleia-franca adulta com registro em vídeo ocorreu na Praia do Rosa, em Imbituba. O Instituto Australis também recebeu uma informação sobre a presença de baleia na Praia da Gamboa, em Garopaba e em Laguna, próximo à Ilha das Araras, porém não foi possível confirmar a espécie.

A temporada reprodutiva da espécie inicia com a chegada das primeiras baleias, mas a maioria dos animais começam a permanecer nas enseadas a partir da segunda quinzena de julho.

A área é de concentração reprodutiva da espécie no Brasil. No local, é realizado o monitoramento da espécie desde 1982 pelo Instituto Australis (IA).

Segundo as análises dos pesquisadores, nos últimos três anos foi registrada queda no número de visitações, com pelo menos 50 animais no auge da temporada, que ocorre em setembro. Entre 2002 e 2013, a média era de 109. Um dos motivos a redução está associado as mudanças climáticas, indicam os estudos.

A partir de julho, o IA começa o monitoramento por terra das baleias.

Com informações do G1SC

Notícias Relacionadas

“Uma vida submerso”: José Nestor Cardoso transformou paixão pelo mar em profissão

Oceanólogo nascido em Criciúma e criado em Içara soma mais de 15 mil milhas navegadas em navios de pesquisa e participou da primeira expedição brasileira à Antártica; aos 71 anos, mantém viva uma história construída entre ciência, mergulho e paixão pelo mar.

Após perseguição, veículo roubado é recuperado pela PM na Vila Zuleima, em Criciúma; suspeito é preso

Fiat Uno foi localizado após alerta na rede de rádio da polícia; dois homens fugiram a pé após abandonarem o carro e um deles foi capturado.

Criciúma conhece datas e horários de mais quatro jogos na Série B

Tigre, quinto colocado com 47 pontos, terá compromissos contra Londrina, Ceará, América-MG e São Bernardo entre os dias 2 e 18 de outubro.

De olho no futuro, Criciúma renova com Gabriel Capella até 2028

Atacante está no último ano do Sub-20 e é tratado como um dos jogadores observados de perto pelo clube para a sequência da carreira profissional.