Geral

Baleias francas são avistadas na região

Baleias francas são avistadas na região

Foto: Divulgação

Os primeiros relatos de avistagem de baleias francas no Litoral Sul de SC foram registrados ontem pelo projeto Baleia Franca. Até o momento há informações de que duas baleias foram vistas na região.

Como explica a diretora de pesquisa do projeto, Karina Groch, as informações são de que esta dupla tem percorrido a região, e foi avistada em locais como a Praia do Rosa, da Ferrugem e da Ribanceira.

“Se as condições climáticas e do mar estiverem favoráveis devemos percorrer a região na quarta-feira para fazer a avistagem e ter informações mais detalhadas”, destaca Karina.

Ela explica que no começo da temporada das baleias francas normalmente ocorre a avistagem de alguns indivíduos adultos que percorrem a região, enquanto a avistagem de mães com filhotes costuma ter início na segunda semana de julho.

Karina completa que neste ano é esperado que a visitação das baleias fique dentro da média de 2002 para cá, que é em torno de 100 animais.

A condição climática atípica é o principal motivo para a interferência na disponibilidade de alimentos para as baleias francas e isso tem causado queda gradativa no número de animais na região durante a temporada de reprodução da espécie.

No ano passado, o número baixo de baleias, principalmente em setembro – quando é o pico da temporada reprodutiva –, chamou a atenção dos pesquisadores e ocorreu pelo segundo ano seguido. Este comportamento atípico é atribuído por Karina às anomalias climáticas.

São essas anomalias que interferem na disponibilidade de alimento para as baleias francas na Antártida e, consequentemente, no sucesso reprodutivo, explica a especialista. A temporada reprodutiva das baleias francas no Brasil é de julho a novembro, mas o melhor período para observação é entre a segunda quinzena de agosto e a primeira quinzena de outubro.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Passeio de jardineira será uma das atrações da Semana Nacional da Baleia Franca em Imbituba

Os passeios são gratuitos, com duração aproximada de 40 minutos. Um guia irá explicar sobre os atrativos turísticos de Imbituba.

Defesa Civil e Marinha alertam para chuvas, vento e alagamentos na região Litoral Sul

A Defesa Civil Regional de Tubarão confirmou que já há registro de alagamentos em várias cidades da região

Baleias-francas antecipam a temporada 2018 de avistagens

Chegada dos mamíferos é mais uma celebração para o Porto de Imbituba, que neste ano completa uma década de monitoramento aéreo e terrestre das baleias-francas.

Monitoramento aéreo registra 36 baleias-francas no litoral de SC