Geral

Balneário Camboriú começa obras para alargar a faixa de areia

A área reservada para o canteiro de obras tem 8 mil metros quadrados, e foi escolhida pela disponibilidade de espaço

Divulgação

A orla de Balneário Camboriú deu lugar a um canteiro de obras na região do Pontal Norte. É a primeira etapa do alargamento da faixa de areia – a maior obra desse tipo já feita em Santa Catarina, e uma das maiores já registradas no Brasil. O espaço será triplicado ao longo de quase seis quilômetros. O projeto pretende aumentar o espaço disponível à beira-mar e transformar em um parque urbano a praia dos arranha-céus.

A área reservada para o canteiro de obras tem 8 mil metros quadrados, e foi escolhida pela disponibilidade de espaço. Nesse local que serão soldados os 333 dutos vão conectar a draga, a 1,6 quilômetro da praia, à faixa de areia e à jazida. São ao todo quatro quilômetros de tubos.

A fase de soldagem é uma das etapas mais longas e trabalhosas do processo de engordamento da orla. A tubulação, que chega no sábado (13) em 100 carretas, levará dois meses para ser concluída. Durante esse período, os dutos serão estendidos ao longo da Praia Central.

A expectativa é que o engordamento da praia comece, efetivamente, entre o fim de maio e o início de junho. As obras iniciam pela Barra Sul, em trechos de 1,5 quilômetro de cada vez. A expectativa da prefeitura de Balneário Camboriú é que, se não houver intercorrência, o alargamento esteja pronto em setembro.

As obras custarão R$ 66 milhões e serão executadas pela filial brasileira da Jan De Nul, empresa belga que atua em dragagem – especialmente no setor portuário.

Com a faixa de areia estendida, a prefeitura pretende dar início à reurbanização da orla. Essa etapa não entra no pacote de custos do alargamento, e ainda depende de aprovação de projeto e licitação. Para o prefeito Fabrício Oliveira (Podemos), essa fase será decisiva para a requalificação da cidade.

– Teremos verde, jardim, espaço para piquenique, um grande parque. Será um novo conceito para Balneário Camboriú. Um destino solar, de conexão com a natureza – diz.

Reflexo ecônomico

As obras de alargamento animam o setor econômico em Balneário Camboriú. O primeiro beneficiário será o turismo, um dos setores mais afetados pela pandemia. Com mais espaço na faixa de areia, Balneário Camboriú terá mais tempo de sol – uma mudança importante em uma praia que ficou conhecida pela sombra. Em janeiro, a BBC Internacional publicou reportagem sobre a cidade, que chamou de “a praia que perdeu o sol”. O texto, assinado pelo jornalista brasileiro Fernando Duarte, radicado em Londres, foi republicado esta semana no Brasil.

Mais areia na praia também reflete na valorização imobiliária. A expectativa é que, após o alargamento, o preço dos imóveis suba até 20% – o que trará um ganho bilionário à principal indústria de Balneário Camboriú. A projeção leva em conta cálculos da consultoria norte-americana Appraisal Institute para empreitadas similares, em praias dos EUA.

Há, ainda, a expectativa da chegada de novas empresas à cidade, atraídas pela requalificação da orla e a perspectiva de investimentos. O prefeito diz que o cenário pós-Covid, com a adoção do trabalho remoto, estimula o interesse por lugares com melhor qualidade de vida. Ele tem recebido manifestações de interesse de empresários de todo o país – especialmente na área de inovação e tecnologia.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

João Carlos sofre fratura no rosto e passará por cirurgia nesta segunda-feira

João deixou o campo ainda no segundo tempo após o impacto, que gerou grande preocupação em campo e na arquibancada.

Minuto de silêncio no Heriberto Hülse presta homenagem a torcedor orleanense

Sócio do Tigre desde a década de 1970, José Nicoladelli Brighente era presença constante no estádio Heriberto Hülse.

Carro colide em paredão de pedra após falha nos freios na Serra do Rio do Rastro

Acidente foi registrado na tarde deste domingo, dia 13, em Lauro Müller; ninguém ficou ferido.

Festa da Tainha bate recorde com mais de 100 mil pessoas e 14 toneladas de peixe vendidas no Balneário Rincão

Evento superou todas as edições anteriores e impulsionou gastronomia, comércio e turismo fora da temporada.