Geral

Balsa de Laguna poderá ser interditada

A empresa Laguna Navegação, responsável pelo transporte de veículos e passageiros no canal da Lagoa Santo Antônio, sofreu notificação do Ministério Público (MP) ontem. O motivo surgiu das inúmeras reclamações da população que utiliza o serviço diariamente.

“Devido aos pedidos, fizemos uma vistoria no local e constatamos inúmeros problemas, especialmente relacionados à higiene. Também notamos embarcações antigas e com falta de reparos. A população fica em risco ao utilizar o serviço”, revela o secretário de administração da prefeitura de Laguna, Luiz Paulo de Rezende.

O funcionamento da balsa não foi suspenso, pelo menos por enquanto. A empresa tem prazo de dez dias para corrigir as irregularidades. Caso isto não seja feito, o MP irá interditar as embarcações.

Entre os problemas apontados estão, além da falta de higiene, questões de pontualidade e segurança. Uma nova licitação deve ser lançada em breve. O governo municipal trabalha na criação do edital para que outra empresa ocupe o cargo, nas condições necessárias.

Enquanto isso, inspeções devem ser feitas regularmente para avaliar o andamento do serviço prestado pela empresa responsável pelo transporte aquaviário. Representantes da empresa foram procurados pelo Notisul ontem, mas não foram localizados para dar parecer sobre o caso.

Notificações feitas à empresa

• Efetuar periodicamente a higienização e a limpeza das embarcações, recolhendo o lixo produzido e acumulado;
• Reforma e reparo das embarcações;
• Substituição das lâmpadas de orientação noturna para segurança dos usuários;
• Substituição das placas informativas danificadas e confecção e instalação de placa com número de telefone para atendimento ao consumidor;
• Elaboração de projetos para a construção de dois abrigos de passageiros em cada área de embarque e desembarque;